Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Pesquisador

Aline Marinho Lopes

Pós-Doutoranda da FAPERJ junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ (2001), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Sociologia pela UFRJ (2012). Realizou em 2009 estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

Maria Antonieta Parahyba Leopoldi

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Ciência Politica na Faculty of Social Studies - University of Oxford (1984).

Andre Andrade Pereira

Possui graduação em Ciência Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). É professor da UFF, no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e na área de Ciência da Religião, com ênfase em diálogo inter-religioso, estudos sobre espiritismo e educação e espiritualidade.

Gizlene Neder

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1979), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa (1999), como Bolsista de Investigação da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento dos Povos de Língua Portuguesa.

Ari de Abreu Silva

possui graduação como Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1973), Mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1979), cuja dissertação defendida intitulou-se "Coordenação, Racionalidade e Política Pública: Uma Análise do Processo Decisório dos Municípios das Capitais - 1965/1975", sob a orientação do Prof. Dr. Olavo Brasil de Lima Júnior; fêz seu Doutorado em Ciências em Economia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), cuja tese intitulou-se "A Predação do Social", sob a orientação da Profa.

Carmen Lucia Tavares Felgueiras

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1990) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1999). Atualmente é professora associada 4 da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como principal área de interesse o Pensamento Social no Brasil.

Claudio Araujo de Souza e Silva

Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Universidade. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: teoria política, sociologia política, elites, ideologias políticas, pensamento social brasileiro, ciências sociais no Brasil, história política no Brasil.

Aloysio Henrique Castelo de Carvalho

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1989), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

Arnaldo Provasi Lanzara

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara. Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Também é pesquisador vinculado ao projeto: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase na área de Estado, Políticas Públicas e Cidadania.

Marcelo Pereira de Mello

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD).

Cleber Junior Silva de Andrade

Professor-Assistente I (efetivo) da Universidade Federal Fluminense, Polo Universit'ario de Campos dos Goytacazes: UFF-PUCG: Departamento de Ci^encias Sociais; Área: Ciência Política; Curso: Ciências Sociais. Ministra, atualmente, as disciplinas obrigatórias de Teoria Política I e II, além de optativas na área de filosofia política do Renascimento e Relações Internacionais.

Victor Leandro Chaves Gomes

Professor Associado de Teoria Política do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI), vinculado ao Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN/UFF). Doutor em Ciência Política, no ano de 2008, pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Em 2003, concluiu o mestrado em Ciência Política também pelo IUPERJ como Bolsista Nota Dez da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

André Luiz de Jesus Rodrigues

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. Participou do Laboratório de Estudos em Teoria Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Laborotário de Estudos Hum(e)anos da Universidade Federal Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião e pesquisador associado do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - CEFi. Foi professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Eduardo Rodrigues Gomes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é Mestre em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago. Tem se dedicado ao estudo das relações entre Estado e desenvolvimento no Brasil desde 1930, enfocando diversos aspectos deste processo. Este tem sido o tema central de seu trabalho como professor da graduação e da pós-graduação do Depto. de Ciência Política da UFF.

Subscrever Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro