Literatura Brasileira

Pesquisador

Andre Cabral de Almeida Cardoso

Possui graduação em licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), com especialização em português e inglês, bacharelado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), com especialização em tradução, mestrado em literatura brasileira pelo Departamento de Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pelo Departmento de Literatura Comparada da New York University (2009).

Adalberto Müller Junior

Graduado e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Doutorado em Letras-Francês pela Universidade de Sao Paulo-FFLCH-DLM (2002) e Pós-Doutorado (PDE-CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft, supervisão de Siegfried J. Schmidt) e Pós-Doutorado Sênior (CAPES) na Yale University, Film Studies Program, sob supervisão de Dudley Andrew. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Bolsista de Produtividade 2A do CNPq de 2009 a 2016, e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2012-2016).

Viviane Arena Figueiredo

Doutora na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com pesquisa financiada pela CAPES. Durante o doutorado ingressou na área de Crítica textual e Filologia, passando a fazer parte do grupo de pesquisa do LABEC (Laboratório de ecdótica), no qual aprovou diversas palestras de sua pesquisa centrada nas edições da obra da romancista Júlia Lopes de Almeida. Tal pesquisa, envolvendo o nome da autora, começou ainda especialização, realizada em 2003, na Faculdade de Letras, da UFRJ, prolongando-se ao longo do Mestrado em Literatura Brasileira, finalizado em 2006.

Subscrever Literatura Brasileira