Saúde Coletiva

Pesquisador

Renata Ferraiolo Gueiros

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (2003) e doutorado(2011) em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, campus de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: endodontia,saúde bucal coletiva, planejamento e administração em saúde.

Sandra Costa Fonseca

Possui graduação em Medicina (UERJ,1982), mestrado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ,1997) e doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ,2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Administra disciplinas para a graduação (Curso de Medicina) e pós-graduação (Mestrado em Saúde coletiva).

Andréa Gomes de Oliveira Aguiar

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ (2002), especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (2006) e especialização em Comunicação e Saúde pelo ICICT/Fiocruz (2011). É especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2007), FACS Certified Coder do FM-Group International (2016) e possui doutorado em Ciências na área de Medicina Preventiva/USP (2005).

Marilene Cabral do Nascimento

Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com ênfase nos seguintes temas: medicina tradicional, terapias complementares, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina integrativa, racionalidades médicas, educação na saúde, estratégia de saúde da família, uso racional de medicamentos.

Sandra Mara Silva Brignol

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é pesquisadora colaboradora-nepadi da Universidade Federal da Bahia e professor do magistério superior da Universidade Federal Fluminense.

Kamile Santos Siqueira

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense com graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 1998, Mestrado (2002) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2005).

Gisele Caldas Alexandre

Cirurgiã-dentista (1996), especialista em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestre (2003-2004) e doutora (2005-2008) em Saúde Coletiva/Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem. Pós Doutora vinculada ao quadro Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (UFF) e do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (UFF), Integranteda da linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES/CNPq. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Rede Substitutiva em Saúde: Racionalização e/ou Desinstitucionalização do Cuidado.

Catarina Mendes Resende

É professora do curso graduação em Psicologia da UFF (Niterói). Coordena o CORPOREILABS: Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (UFF/FAV/UFRJ/UFC). Possui doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade/Clínica e Subjetividade (bolsista CAPES/REUNI) pela Universidade Federal Fluminense (2013), com Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PDSE) em 2012 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal. É mestre em Saúde Coletiva (bolsista CAPES) pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ (2008).

Helia Kawa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz . Atualmente é professora associada do Departamento de epidemiologia e bioestatística da Universidade Federal Fluminense, exercendo atividades em cursos de graduação, no programa de pós-graduação em Saúde Coletiva e no mestrado profissional em saúde da família.

Eduardo Alves Melo

Médico sanitarista graduado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre e doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), com experiência de atuacão em servicos de Saúde bem como na gestão municipal,estadual e federal do SUS. Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (DAPS/ENSP/FIOCRUZ) e professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MPS/ISC/UFF).

Elizabeth Falcão Clarkson

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1979) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas em saúde coletiva, humanização, gestão em saúde, integralidade da atenção em saúde, atenção integral a pessoas em situação de violência, e envelhecimento e vida.

Vanessa Maia Rangel

Professora do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Médica, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994, com especialização em endocrinologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2004, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ em 2006 e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ, com obtenção do grau em 2009. Pós- Doutorado pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ em 2015

Marcos Alex Mendes da Silva

Possui Doutorado em Odontologia, na área de concentração em Saúde Coletiva (UFMG), Mestrado em Saude Coletiva (UFJF), Especializaçāo em Saúde Coletiva (UFJF), Especializaçāo em Gestão em Saúde (FIOCRUZ/RJ), tendo sido graduado cirurgião-dentista. Atuou como professor Adjunto no Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da UFJF, campus avançado de Governador Valadares e como coordenador do PET Saúde Redes de Atenção à Saúde.

Luana da Silveira

É professora adjunta do curso de Psicologia da UFF - Campos dos Goytacazes, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em saúde coletiva/ saúde mental, políticas públicas, instituições e coletivos. Possui graduação em Psicologia pela UNISC (1998), especialização sob a forma de residência em Saúde Coletiva pelo ISC/ UFBA (2002), mestrado em Saúde Coletiva - ISC/ UFBA (2008), doutorado em Psicologia Social na UERJ (2013).

Manoel Martins Vieira

Possui graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1977) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, educação médica, ensino médico, saúde da família.

Túlio Batista Franco

Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Professor Associado no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC. Pesquisador Convidado do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha-Itália - CSI/UNIBO.

Claudia March Frota de Souza

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Serviço Social pela UFRJ (2013). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, educação e trabalho em saúde e saúde do trabalhador.

Karla Campos de Paula

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), especialização em envelhecimento e saúde do idoso pela Fio Cruz (1996) e mestrado em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense atuando principalmente na área de Promoção da saúde.

Maria Inês Nogueira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, Doutorado e Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Grupo Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos e Práticas Complementares e Integrativas.

Ana Paola Frare

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e (2002). É professora do departamento de Saúde e Sociedade da Universidade Federal Fluminense em regime de dedicação exclusiva. Atuou como coordenadora da área de saúde da pós-graduação Lato Sensu e como coordenadora e do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, além de docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da instituição.

Renato Sampaio Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado I, do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, em Nova Friburgo. Foi professor do Departamento de Psicologia da UFF de Volta Redonda entre 2013 e 2018.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Antonio Fernando Lyra da Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979) e especialização em Planejamento Ambiental pela UFF - Universidade Federal Fluminense - (1985). Mestre em Saúde Coletiva pela UFF (2012). Professor Adjunto IV da UFF, vinculado ao Departamento de Planejamento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva. Tem experiência em Gestão da Extensão Universitária. Exerceu atividades na Pró-Reitoria de Extensão da UFF de 1983 a julho de 2018. Desempenhou a função de Diretor da Escola de Extensão da UFF de maio de 2013 a julho de 2018.

Subscrever Saúde Coletiva