Engenharia de Telecomunicações

Pesquisador

Ricardo Campanha Carrano

Ricardo Campanha Carrano é Coordenador Geral do Núcleo de Estudos de Tecnologias Avançadas da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, membro do Conselho Universitário e do Comitê de Ètica da UFF e professor adjunto do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, do qual é o atual chefe. É professor e orientador de teses no Mestrado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações . Possui os títulos de Engenheiro de Telecomunicações (1995), Mestre em Engenharia de Telecomunicações (2009) e Doutor em Computação (2013), todos pela UFF.

Andrés Pablo López Barbero

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi o principal articulador para implantação do Curso de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações do departamento de ensino ao qual é lotado, e coordenador do mesmo Curso entre 2003 e 2008. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense.

Dianne Scherly Varela de Medeiros

Dianne Scherly Varela de Medeiros currently is adjunct professor at Universidade Federal Fluminense. She obtained her D.Sc. degree in Electrical Engineering from Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil, in 2017. She was in exchange from 2015 until late 2016 at Université Pierre et Marie Curie (UPMC), Paris, France, to do part of her D.Sc. studies. Dianne received her M.Sc. degree in Telecommunications Engineering from UFF, Brazil, in 2013 and her B.Sc. degree in Telecommunications Engineering from UFF, in 2011.

Alberto Gaspar Guimarães

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) , mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) . Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França).

Maurício Weber Benjó da Silva

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações; Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC/UNICAMP) e Pós-Doutorado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (TET/UFF). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Telecomunicações - TET. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas, propagação, Antenas e Rádio Frequência.

René Pestre Filho

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1976). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuou em empresas por 40 anos, com destaque para grande prestadora de serviços de telecomunicações. Possui MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ.
Mais de 30 anos de experiência como professor no curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF.

Edson Luiz Cataldo Ferreira

Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (IME-UFF), com graduação em Engenharia de Telecomunicações pela UFF (1988), Mestrado em Matemática também pela UFF (1993), Doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio (2000), pós-doutorado (2007) e Estágio Sênior (2015), ambos em Modelagem Estocástica, na Université Paris-Est (França), com bolsa CAPES. Professor visitante convidado, em 2017, pela Université Paris-Est, França.

Vinicius Nunes Henrique Silva

O Prof. Dr. Vinicius Nunes Henrique Silva é Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. O tema de trabalho de conclusão de curso foi a caracterização de dispositivos ópticos para comunicação em meio confinados e a dissertação de mestrado foi o desenvolvimento de um dispositivo para medir turbulência atmosférica em enlaces ópticos horizontais.

Fernando Antônio Santos Beiriz

possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1971) e mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2005). Foi assessor especial do diretor do CTC da Universidade Federal Fluminense.

Wainer da Silveira e Silva

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense - UFF, 1972; Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - 1978; Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University -1983, nos Estados Unidos, sob a orientação do Dr. Robert T. Nash. Possui também Especialização em Novas Tecnologias pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT, 1983, nos Estados Unidos; e em equipamentos de transmissão de ondas eletromagnéticas e sistemas digitais nas fábricas da Nippon Electric Corporation - NEC, em Tokio, Yamanashi e Tamagawa, no JAPÃO, 1975.

Romulo Rios Rosa

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: conjuntos vencedores, pretzel de Lorenz.

Jorge Fernandes de Morais

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1972), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2012) . Atualmente é professor Associado do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense, atuando, principalmente, nos seguintes temas: redes de telecomunicações, computação, telefonia básica e celular, irradiações eletromagnéticas, impactos ambientais e nanotecnologia.

Subscrever Engenharia de Telecomunicações