Urbanismo

Publicação

Pesquisador

Glauco Bienenstein

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1977). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado em Economia pela UNICAMP, São Paulo (2008). Professor Titular do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

José Simões de Belmont Pessôa

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialização em conservação e restauração de monumentos e sítios, UFBA (1984), doutorado em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre Invariantes Urbanísticas nos Centros Históricos Portugueses, Universidade de Coimbra (2007). Atualmente é professor associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Pedro da Luz Moreira

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e professo associado da Universidade Federal Fluminense.

Eloisa Carvalho de Araujo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF. Atua como pesquisadora da Rede de Cooperação em Urbanismo em Escala Regional, Espaço Público e Ordenamento Territorial - ReCORT -PPGAU/EAU/UFF.

Isabel Cristina Eiras de Oliveira

Arquiteta Urbanista.
Docente no Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro, Brasil desde 1991. Doutorado (2004) e Mestrado (1992) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Administração Municipal na Escola Nacional de Serviços Urbanos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal ? ENSUR/IBAM (1982) e aperfeiçoamento em Educação a Distância ? Desenvolvimento de EAD on line, Programa Interlegis - Secretaria Especial de Informática, Senado Federal em 2002.

Sergio Rodrigues Bahia

Possui licenciatura em Construção Civil pela Faculdade de Formação de Professores Bethencourt da Silva - FABES (1985); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1985); mestrado em Environmental Pollution Control - University of Leeds (1995); doutorado em Urbanismo pelo PROURB/FAU-UFRJ (2011). Tem experiência técnica e acadêmica em projetos de planejamento e desenvolvimento urbano, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e gestão do patrimônio.

Jussara Freire

Jussara Freire possui graduação em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1998), mestrado em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1999) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) com estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na École des Hautes Études en Sciences Sociales . Atualmente é professora associada I do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos).

Flávia Elaine da Silva Martins

Professora nos cursos de Graduação - bacharelado e licenciatura - em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. É licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Rossana Brandão Tavares

Professora Dra. Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (20h) EAU/UFF e professora colaboradora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO.

Subscrever Urbanismo