Saúde Coletiva

Pesquisador

Edna Massae Yokoo

possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso (1982), mestrado em Saúde Pública - London School Of Hygiene And Tropical Medicine (1993), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional (IMS/UERJ - 2010). Atualmente é professora associada do departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Renata Ferraiolo Gueiros

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (2003) e doutorado(2011) em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, campus de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: endodontia,saúde bucal coletiva, planejamento e administração em saúde.

Lucia Cardoso Mourão

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985).

Marilene Cabral do Nascimento

Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com ênfase nos seguintes temas: medicina tradicional, terapias complementares, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina integrativa, racionalidades médicas, educação na saúde, estratégia de saúde da família, uso racional de medicamentos.

Ludmilla da Silva Viana Jacobson

Possui graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (área de concentração: Estatística Social) pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2007) e doutorado em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Saúde Coletiva.

Sandra Mara Silva Brignol

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é pesquisadora colaboradora-nepadi da Universidade Federal da Bahia e professor do magistério superior da Universidade Federal Fluminense.

Kamile Santos Siqueira

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense com graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 1998, Mestrado (2002) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2005).

Gisele Caldas Alexandre

Cirurgiã-dentista (1996), especialista em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestre (2003-2004) e doutora (2005-2008) em Saúde Coletiva/Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem. Pós Doutora vinculada ao quadro Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (UFF) e do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (UFF), Integranteda da linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES/CNPq. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Rede Substitutiva em Saúde: Racionalização e/ou Desinstitucionalização do Cuidado.

Donizete Vago Daher

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Administração de Serviços de Enfermagem e Gerontologia Interdisciplinar; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP) e Pós-Doutorado com dupla titulação : FE/UERJ e ESEnfC/Coimbra/Pt.

Anna Alice Amorim Mendes

Anna Alice Amorim Mendes possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Professora Associada do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Alves Melo

Médico sanitarista graduado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre e doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), com experiência de atuacão em servicos de Saúde bem como na gestão municipal,estadual e federal do SUS. Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (DAPS/ENSP/FIOCRUZ) e professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MPS/ISC/UFF).

Jackeline Christiane Pinto Lobato Vasconcelos

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Saúde Coletiva-Epidemiologia - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva-UFRJ (2006), doutorado e pós-doutorado em Saúde Coletiva, na linha Epidemiologia e Políticas de Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Trabalhou como professora adjunta visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Epidemiologia e Bioestatística.

Camila Maranha Paes de Carvalho

Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora adjunta na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. É membro da Frente pela Regulação da Relação Público Privado em Alimentação e Nutrição e do Conselho de Alimentação Escolar do município do Rio de Janeiro. Presta consultoria em pesquisa para a ACT Promoção da Saúde.

Vanessa Maia Rangel

Professora do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Médica, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994, com especialização em endocrinologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2004, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ em 2006 e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ, com obtenção do grau em 2009. Pós- Doutorado pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ em 2015

Maria Paula Sibilia

Fez graduação em Ciências da Comunicação e em Antropologia na Universidad de Buenos Aires (UBA, 1992), mestrado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002), doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007) e doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Estudos Culturais e Mídia.

Túlio Batista Franco

Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Professor Associado no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC. Pesquisador Convidado do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha-Itália - CSI/UNIBO.

Luciana Tricai Cavalini

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008). Professora Associada I (20 horas) do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ocupou o cargo de Diretora do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (gestão 2008-2012).

Rodrigo de Araujo Monteiro

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e é doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, pobreza, educação, juventude e esportes.

Carlos Augusto de Freitas Peregrino

Possui graduação em Farmacia Industrial e Bioquimica pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, foi Professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Diretor do Curso de Farmácia e Coordenador Pedagógico Nacional do Curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá de 2000 a 2014.

Maria Isabel Bastos Valente

possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), especialização em Periodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMS/UERJ (2003), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Saúde pelo Ministério da Saúde /Ensp/Fiocruz/Rede Unida (2006), especialização em Gestão em Saúde pela EAD/ENSP/FIOCRUZ (2010) e Pós-doutorado na University of Sheffield, Reino Unido (2016).

Maria Inês Nogueira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, Doutorado e Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Grupo Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos e Práticas Complementares e Integrativas.

Cristina Ortiz Sobrinho Valete

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Residência Médica em Pediatria (UFRJ, 1994), Residência Médica em Neonatologia (UFF, 1995), Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutorado em Epidemiologia/Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Foi Professora de Pediatria/Neonatologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Grande Rio de 2000 a 2005. Foi Diretora Médica do Hospital Federal de Bonsucesso (2004).

Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e (2002). É professora do departamento de Saúde e Sociedade da Universidade Federal Fluminense em regime de dedicação exclusiva. Atuou como coordenadora da área de saúde da pós-graduação Lato Sensu e como coordenadora e do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, além de docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da instituição.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Pedro Cattapan

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP) desde 2005. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, agraciado com bolsa CAPES, (2004) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) com estágio doutoral sob bolsa CNPq na Université Paris VII (2007). Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do IP-UFRJ, sob supervisão de Joel Birman (2017-2018).

Ana Paula Lopes dos Santos

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, desde 2011, atua nas áreas do Trabalho, Saúde e Ambiente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal de São Paulo (2010), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998).

Subscrever Saúde Coletiva