Universidade de Brasília

Pesquisador

Raissa Fernandes Pessoa Mendes

Bacharel (2008) pela Universidade de Brasília, mestre (2011) e doutora (2014) pelo Instituto de Física Teórica (IFT/UNESP). Fez pós-doutorado na University of Guelph de 2014 a 2017, associando-se também ao Perimeter Institute for Theoretical Physics e ao Canadian Institute for Theoretical Astrophysics. Atualmente é professora no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, trabalhando na área de Gravitação.

Giovanna Maria Frisso

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (2003), mestrado em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de Uppsala (2005), doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Direito pela Universidade de Nottingham (2012). Tem interesse na área de direito internacional público, direito internacional penal, proteção internacional dos direitos humanos, direito internacional humanitário e justiça de transição.

Mariana Baltar Freire

Doutora em Comunicação pela UFF (2007), onde desenvolveu a tese "Realidade Lacrimosa - diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática". É professora da graduação em Cinema e Audiovisual da UFF onde desenvolve temas vinculados às políticas de gênero e sexualidade, bem como à dimensão do afeto e do excesso como estratégicas estéticas e matrizes culturais para dar conta do lugar do corpo, das sensações e emoções no contexto da cultura audiovisual contemporânea.

Luis Antonio Brasil Kowada

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília.
Atualmente é professor Associado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Matemática Aplicada, com ênfase em Teoria da Computação, Matemática Discreta e Combinatória, Computação Quântica, Computação Reversível, Criptografia e Bioinformática.

Tania Cristina Rivera

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia na Université Catholique de Louvain, Bélgica (1996), Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA - UFRJ (2006).

Renata de Sá Gonçalves

Atualmente é professora do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Realizou estagio pos-doutoral na Universidad de Buenos Aires, Argentina (2015). Foi pesquisadora visitante na Univesität Tübingen, Alemanha (2018). Foi Coordenadora da área de Ciencias Sociais/ PIBID/Capes 2014-2018. É coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA) da UFF.

Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de Brasília (1981), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1992 no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química.

Carolina Geaquinto Paganine

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com pesquisa na área de tradução comentada de textos literários. Bacharel em Letras - Tradução Inglês pela Universidade de Brasília (2004). Professora Adjunto III do Departamento de Ciências da Linguagem, setor de Teorias da Tradução, na Universidade Federal Fluminense.

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Felipe Berocan Veiga

Possui Pós-Doutorado (2015 e 2011), Doutorado (2011) e Mestrado (2002) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Graduação em Comunicação - Jornalismo (1997) pela Universidade de Brasília - UnB. É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia - GAP/ICHF-UFF (desde 2015) e Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - PPGA-UFF (desde 2017). Atualmente é Chefe do Departamento de Antropologia da UFF.

Adalberto Müller Junior

Graduado e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Doutorado em Letras-Francês pela Universidade de Sao Paulo-FFLCH-DLM (2002) e Pós-Doutorado (PDE-CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft, supervisão de Siegfried J. Schmidt) e Pós-Doutorado Sênior (CAPES) na Yale University, Film Studies Program, sob supervisão de Dudley Andrew. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Bolsista de Produtividade 2A do CNPq de 2009 a 2016, e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2012-2016).

Daniel Jost Brod

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2014) na área de Computação Quântica. Completou dois anos e meio de pós-doutorado no Perimeter Institute for Theoretical Physics, em Waterloo, no Canadá, e um ano de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Instituto de Física na Universidade Federal Fluminense.

Bernardina Maria de Sousa Leal

Licenciada em Letras - Inglês, Lingua e Literatura, pela Universidade de Brasília (1983), especialista em Administração Escolar pela UCB, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, UnB. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Requisitada pela Defensoria Pública da União - Assessora de Memória e Cultura.

José Carlos Franco de Abreu Filho

É Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). É Mestre em Finanças e Administração de Organizações - Columbia University (1994). É Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1979). Tem experiência na área de Engenharia e Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, controle da produção, finanças, investimentos com incerteza e consultoria financeira.

Stefania Rota Chiarelli

Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamento, memória, imigração.

Subscrever Universidade de Brasília