Letras (Letras Clássicas)

Pesquisador

Thaíse Pereira Bastos Silva Pio

É professora da Universidade Federal Fluminense onde coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Cultura Língua e Literatura Latina." Coordena o grupo de Pesquisa/CNPq: "O texto latino: abordagens linguísticas, históricas e literárias."

Colíder do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA / UFF).

Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Licenciada em Letras (Português - Latim) pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ - 2006 / 2007).

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Greice Ferreira Drumond

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Grega e Comédia Grega Antiga.

Glória Braga Onelley

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981-1982, respectivamente), Mestrado (1987) e Doutorado(1992-1996) em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi orientanda, no Doutorado, das professoras Doutoras Nely Maria Pessanha (UFRJ) e Maria Helena da Rocha Pereira (Instituto de Letras da Universidade de Coimbra), e, no Mestrado, da Profa. Dra. Maria Adilia Pestana de Aguiar Starling (UFRJ).

Ceila Maria Ferreira Batista

Possui graduação em Português Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Lingüística-Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2002). No doutorado, fez pesquisa na Biblioteca Nacional de Portugal e no Arquivo da Torre do Tombo sob a orientação de Ivo Castro. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense.

Matildes Demetrio dos Santos

Pós-Doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III / França (2014). Doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1992). Mestrado em Letras Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) (1982) Graduação em Letras - Português-Literaturas (UFRJ - 1973). Graduação em Letras- Português-Inglês (UFRJ- 1978). Foi professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV- 1992-1998). Desde 2002, é professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leonardo Ferreira Kaltner

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Língua e Literatura Latinas, credenciado no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Realizou estágio pós-doutoral, na área de Letras, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2013). Obteve os títulos de doutor e mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; 2009, 2007), é graduado em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2005).

Fábio Paifer Cairolli

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo e Pérsio, leitura e recepção dos clássicos.

Subscrever Letras (Letras Clássicas)