Engenharia Química

Pesquisador

Lisiane Veiga Mattos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Química - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia de 2000 a 2008. Atualmente, ocupa o cargo
de Professor Associado I no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense
(UFF) e de Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFF). Também faz parte do

Diego Martinez Prata

Possui Graduação (Laureado) em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, 2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Polimerização e Produção de Eteno. Estuda com afinco os temas de Reconciliação de Dados, Estatística Robusta, Detecção de Erros Grosseiros, Controle Ótimo, Otimização, Ecoeficiência (Sustentabilidade) e Intensificação de Processos.

Cláudia Ossanai

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Thiago de Melo Lima

Membro adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense. Possui formação em Química Bacharelado e Mestrado em Química de Materiais pela Universidade Federal de Goiás nos anos de 2009 e 2012, respectivamente. Durante seu mestrado trabalhou no desenvolvimento de catalisadores a base de óxido de zircônio e cobalto para redução de poluentes ambientais, tais como o óxido nítrico.

João Felipe Mitre de Araujo

Possui graduação (2004) em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do magistério superior do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo (TEQ) da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rogério Fernandes de Lacerda

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Especialização em Processos de Separação pela Universidade Federal da Bahia (1985) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rita de Cássia Colman Simões

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (2003) e doutorado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (2008). Professora associada nível 1 em regime DE da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fabio Barboza Passos

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e Petróleo e VIce-Reitor da Universidade Federal Fluminense. . Atua na área de Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, com ênfase no desenvolvimento de catalisadores e processos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Termodinâmica de soluções, Modelos termodinâmicos, COSMO, Modelagem termodinâmica de sistemas complexos e Estimação de parâmetros.

Jorge Eduardo da Silva Ourique

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Termodinâmica Química, atuando principalmente nos seguintes temas: contribuição de grupo, processos, projeto molecular, petróleo e simulated annealing.

Lizandro de Sousa Santos

Professor Adjunto-I do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Engenheiro Químico pela UFRJ, possui Doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2014) na área de otimização de processos, otimização dinâmica e controle ótimo. Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos pela Escola de Química - UFRJ (2009) na área de simulação e otimização de processos, com utilização de fluidodinâmica computacional. Adicionalmente é pós graduado em Engenharia de Petróleo pela Coppe-UFRJ (2010) e Técnico em Eletroeletrônica pelo CEFET (2000).

Fernando Tadeu Pereira de Medeiros

possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1974), mestrado em Iron and Steel Technology - University of Sheffield, Reino Unido (1980) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda.

Eduardo Picanço Cruz

possui graduação em Administracao pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Associado II do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Internacionalização de Negócios.

João Crisósthomo de Queiroz Neto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou 35 anos na Petrobrás, sendo 15 anos em atividades operacionais e 20 anos em P&D no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (Cenpes). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Engenharia Química