Universidade Federal da Bahia

Pesquisador

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Patrícia Alves Pereira de Sousa

Possui graduação em Matemática - Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (1998) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense. Foi professora da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) em Ilhéus e Professora da UFRB (Universidade Federaldo Recôncavo da Bahia). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Superfícies Estáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: superfícies mínimas, superfícies mínimas com bolas de sabão e superfícies.

Douglas Guimarães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tenho experiência docente na área de Direito, com ênfase em Teoria e História do Direito. Na área de História, desenvolvo pesquisas em História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX.

Sandra Mara Silva Brignol

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é pesquisadora colaboradora-nepadi da Universidade Federal da Bahia e professor do magistério superior da Universidade Federal Fluminense.

Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti

é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C do CNPq, sendo membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, desde outubro de 2016. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000.

Lígia Graciete Soares da Silva

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. É professora da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. Atuação em projetos de extensão em gestão social e economia solidária, políticas públicas e geração de trabalho e renda.

Antonio Fernando Menezes Freire

Doutorado: Ph.D. in Natural Environmental Studies - Graduate School of Frontier Sciences - University of Tokyo (2010)
Mestrado: M.Sc. em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar - Instituto de Geociências - Universidade Federal da Bahia (2006)
Graduação: B.Sc. em Geologia - Instituto de Geociências - Universidade Federal da Bahia (2003)
Médio: Técnico em Geologia - Escola Técnica Federal da Bahia (1981)

Marco Antonio Santos Brandão

Pós-doutorado (UNAM), Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ) e Mestre em Ciência da Informação (UFBA) com graduação em Pedagogia (UNEB) e em Ciências Naturais (UFBA). É colaborador, professor, pesquisador e técnico em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e do Centro de Investigación e Innovación en Tecnologías de la Información y Comunicación (INFOTEC), atuando nos temas educação científica, educação mediada por computadores e gestão da tecnologia de informação.

Maria Bernadete Pinto dos Santos

Possui graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1981) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997).Em 1999, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Oklahoma (EUA). Em 2001, coordenou o Acordo de Cooperação, celebrado entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade de Oklahoma. Foi chefe do departamento de Físico-Química nos períodos de 2002 a 2004 e 2004 a 2006.

Heleno Augusto Moreira da Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é professor de urologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Urologia, com ênfase em Urologia Reconstrutora Genital

Ana Maria Viana Pinto

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1980) e mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, Instituto de Biologia, Universidade federal Fluminense. Atualmente é professor de virologia associado 2 da Universidade Federal Fluminense.

Leiliane Coutinho da Silva Ramos

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2017). Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geometria e matemática inclusiva.

Vladimir de Carvalho Luz

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professor do magistério Superior na Universidade Federal Fluminense, Adjunto 2, classe C. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social (UFF) e atualmente é Chefe do Departamento de Segurança Pública do InEAC (UFF). É professor credenciado no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (UFF).

João Crisósthomo de Queiroz Neto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou 35 anos na Petrobrás, sendo 15 anos em atividades operacionais e 20 anos em P&D no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (Cenpes). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Universidade Federal da Bahia