Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Pesquisador

Ana Maria Lima de Farias

possui graduação em Matematica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de concentração: Teoria de Controle e Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Foi chefe do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense por 10 anos, de maio de 2006 a julho de 2016. Atualmente é coordenadora da disciplina Métodos Estatísticos II do curso à distância de Administração do CEDERJ.

Ana Maria Luz Fassarella do Amaral

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). De setembro de 2014 a fevereiro de 2016 realizou estância de Pós-Doutorado na Université de Rennes 1, França.

Ion Moutinho Goncalves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1991) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, professor bolsista do CEDERJ, e professor bolsista do Curso de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização.

Nivaldo Nunes de Medeiros Júnior

nascido em Brasília/DF, possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1994) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998), sob a orientação de Karl-Otto Stohr. Realizou estágio de pós-doutorado no Massachussets Institute of Technology (MIT) em 2000-2002, sob a supervisão de Steven Kleiman. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Paula Murgel Veloso

É Profa. Associada I do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde março de 2012.
Foi laureada em setembro de 2012 com o prêmio For Women in Science na área de Matemática, concedido pela L'Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco.
Tem experiência na área de Teoria de Anéis Não Comutativos, atuando principalmente em: anéis de grupo, limpeza em álgebras de grupo, involuções em anéis de grupos. Interessa-se também por semigrupos numéricos esparsos.

Miriam del Milagro Abdon

Possui graduação em Bacharelado Em Matematica - Universidad Nacional de Cordoba UNC (1994), mestrado em Matemática pela Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA (1997) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: curvas maximais sobre corpos finitos. Atualmente pesquisa na área de Teoria Espectral de Grafos

Sérgio José Xavier de Mendonça

possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1988), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1991) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1995). Fez estágio de pós-doutorado na University of Notre Dame em 2000. É professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Maria Lúcia Tavares de Campos

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1973), Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1973), Mestrado em Matemática pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1981), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-UNIAN (2014). Atualmente é professora Adjunto IV do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Ralph Costa Teixeira

possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1992), mestrado em Matemática - Harvard University (1994) e doutorado em Matemática - Harvard University (1998). Desde setembro de 2006 é Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ).

Érika Silos de Castro Batista

Doutora em Educação Matemática - Universidade Anhanguera de São Paulo (2017). Mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA (2007). Bacharel (2004) e Licenciada (2005) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Foi professora da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2005 - 2011) e da Prefeitura Municipal de Itaboraí (2006 - 2011). Atualmente, é Professora Adjunta (Classe C, Nível 2) do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua.

Thiago Fassarella do Amaral

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria das Folheações.

Humberto José Bortolossi

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática e membro da equipe do Projeto "Um Livro Aberto".

Subscrever Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada