Filosofia

Publicação

Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Prof. Associado IV da Universidade Federal Fluminense.Editor de Seção do Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN) .Atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia,filosofia da enfermagem,enfermagem psiquiátrica,cuidado, saúde mental, resiliência,saúde do adolescente, avaliação de curso de graduação,psicanálise.

Karla Estelita Godoy

Professora Associada do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenadora e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR/UFF). Coordenadora do L'Image (Laboratório de Pesquisa, Produção e Análise da Imagem). Docente do curso de Bacharelado em Turismo da UFF.

Valmir Cândido Sbano

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF - DEVIR.

Alice Bitencourt Haddad

Possui Graduação (2001), Mestrado (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, dos Programas de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ e de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É membro da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA) e dos grupos de pesquisa PRAGMA (UFRJ) e Zétesis (UFRRJ).

José Maria Arruda

Após cursar dois anos de Medicina na Univesidade Federal do Ceará, fez Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), sob orientação do Prof. Carlos Roberto Cirne-Lima e doutorado em Filosofia - Universität Gesamthochschule Essen (1998), sob orientação do Prof. Vittorio Hösle, obtendo um SUMMA CUM LAUDE. Foi professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da UNISINOS. Em 1992, tornou-se professor da Universidade Federal do Ceará.

Cláudia Henschel de Lima

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATUALMENTE:
1. É PROFESSORA ADJUNTO IV DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA, NA ÁREA DE PSICANÁLISE (UFF. ICHS.PUVR).
2. É DOCENTE COLABORADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP. UFRJ).
3. É DOCENTE DO QUADRO PERMANENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP.UFF.
4. É CO-EDITORA DO PERIÓDICO ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA.

Paula Glenadel Leal

Realizou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciatura em português-francês (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1989) e doutorado em Letras Neolatinas (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ-1D do CNPQ.

Subscrever Filosofia