Metafisica

Publicação

Pesquisador

José Maria Arruda

Após cursar dois anos de Medicina na Univesidade Federal do Ceará, fez Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), sob orientação do Prof. Carlos Roberto Cirne-Lima e doutorado em Filosofia - Universität Gesamthochschule Essen (1998), sob orientação do Prof. Vittorio Hösle, obtendo um SUMMA CUM LAUDE. Foi professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da UNISINOS. Em 1992, tornou-se professor da Universidade Federal do Ceará.

Luís Felipe Bellintani Ribeiro

Bacharel (1989), mestre (1992) e doutor (1998) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Universidade de Atenas (1996-7) e pós-doutorado na Universidade Paris IV (2004-5 e 2015-6). É professor do quadro permanente de Instituição Federal de Ensino Superior desde 1993. Integrou o Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente integra o Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de Filosofia Antiga.

Fernando de Sá Moreira

Graduou-se em Filosofia tanto no bacharelado (2007) quanto na licenciatura (2009) pela UNIOESTE, concluiu o Mestrado em Filosofia (2011) na mesma universidade e o doutorou-se também em Filosofia pela PUCPR (2015). Suas pesquisas iniciais focavam as relações entre a ciência, metafísica e a teoria do conhecimento na Modernidade, em especial no pensamento alemão do século XIX. A partir do mestrado, concentra mais diretamente nas interfaces entre ética e metafísica, com destaque às doutrinas do caráter e da identidade pessoal em Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.

Bernardo Barros Coelho de Oliveira

Mestre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1992) e doutor em Filosofia pela mesma instituição (1997). Sua tese, na área de Estética moderna, intitulou-se O que significa orientar-se pela arte: uma leitura da Crítica da Faculdade do juízo. Atualmente é professor associado do Depto. de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino e pesquisa em estética, filosofia da arte e história da filosofia. Autores estudados: H. G. Gadamer, P. Ricoeur, W. Benjamin e I. Kant (3ª crítica).

Subscrever Metafisica