Ciências Biológicas (Biofísica)

Pesquisador

Ronald Marques dos Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Ciências pelo IBCCF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual já ocupou o cargo administrativo de Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (2006-2008). É o atual Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina da UFF.

Dilvani Oliveira Santos

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. É graduada em Biomedicina (1982). Leciona as disciplinas " Biologia Celular e Molecular", "Iniciação à Pesquisa" e "Iniciação à Docência" para o Curso de graduação em Biomedicina e "Biologia Celular" para o Curso de graduação em Farmácia. Coordena o Laboratório de Biopatógenos e Ativação Celular & Processos Educacionais (Labiopac&ProEduc/UFF).

Érica de Lana Meirelles

Doutora em Ciências pela UFRJ. Graduada em Psicologia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia-RJ e Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação e experiência clínica em atendimento psicoterápico e treinamento em habilidades sociais.

Ana Lucia Marques Ventura

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Realizou pós-doutorado no laboratório do Dr. David Sibley no NIH entre 1994 e 1996 e atualmente é chefe do laobratório de Neuroquímica da Universidade Federal Fluminense e professora titular do Departamento de Neurobiologia - UFF.

Elizabeth Giestal de Araujo

Minha formação profissional teve início em 1976, quando iniciei um estágio de Iniciação Científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Meu curso de graduação foi em Medicina (Universidade Federal do Rio de Janeiro 1976 - 1981). Desde o final do primeiro ano da Faculdade de Medicina, quando iniciei o meu estágio de IC, decidi por me dedicar à atividade de pesquisa e ensino e por isso ao terminar a graduação fiz o Mestrado em Ciências Biológicas - Biofísica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo concluído este curso em 1985.

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética, em 1999 e Licenciatura, em 2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências Biológicas (Biofísica) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Comissariat à l?Energie Atomique, em Grenoble, França (2003). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2007 a 2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Paula Campello Costa Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), bolsista de produtividade do CNPq nível 2 desde 2010 e Jovem Cientista do Nosso Estado no período de 2010_2013. Atualmente é Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense., onde é orientadora permanente.

Aline Araujo dos Santos Rabelo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: retina, sistema colinérgico, células ganglionares, sobrevida neuronal e proliferação celular.

Luiz Roberto Leão Ferreira

Professor Associado IV do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Ingressou na UFF em 1999, ano em que concluiu o Doutorado em Biofísica, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1987) e Mestre em Bioquímica pelo Instituto de Química da UFRJ (1992). Sua formação acadêmica foi desenvolvida na área de aspectos bioquímicos, celulares e moleculares da interação vírus-célula hospedeira.

Roberto Paes de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Realizou seu pós-doutorado com os Drs. Ruben Adler e Solomon Snyder na Johns Hopkins University nos Estados Unidos de 1987 a 1989 tendo sido Fogarty International fellow.

Samara Cristina Ferreira Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense atuando na área de radiobiologia e radioproteção.

Karin da Costa Calaza

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof.

Bruno Kaufmann Robbs

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Desenvolveu dois projetos de pós-doutorado. O primeiro pós-doutorado foi realizado no Instituto Nacional de Câncer (2009 - 2012) atuando principalmente na área de mecanismos moleculares envolvidos na tumorigênese.

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) ,mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) .

Milena Barcza Stockler Pinto

Formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche e estágio de Pós-doutorado na Université Claude Bernard Lyon 1, França, no laboratório CarMeN (Cardiovasculaire, Métabolisme, Diabétologie et Nutrition) pelo programa CAPES/COFECUB.

Priscilla Oliveira Silva Bomfim

Pós- doutorado (2008) pelo laboratório de pesquisa sobre o timo na Fiocruz (RJ). Doutora em Ciências (Biofísica - área de concentração neurobiologia) pelo programa de pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2000).

Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão

Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez pós-doutorado na Universidade de Miami , no período de 1992-1994 e na Universidade da Flórida em 2004. Atualmente é Diretora do Instituto de Biologia da UFF, Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular-GCM-UFF e chefe do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha.

Rachel Moreira Morais dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1989), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2009), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Claudio Alberto Serfaty

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio no Department of Human Anatomy da Oxford University. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense, chefe do Laboratório de Plasticidade Neural e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF (2014-2018).

Lucianne Fragel Madeira

A pesquisadora possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1996-2000) e doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (2000-2004) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Biofísica da UFRJ de 2004 a 2009. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências e Ciências e Biotecnologia desta instituição.

Helena de Souza Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisadora associada no Laboratório de Virologia Molecular e Núcleo de Bioprodutos do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Possui especialização em Divulgação da Ciência, da

Regina Célia Cussa Kubrusly

Graduada em Ciências Biológicas (1990), possui Mestrado, com bolsa Capes (1995) e Doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Neurociências pela Harvard Medical School, com bolsa do CNPq (2008). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal Fluminense, orienta alunos de graduação e pós-graduação no laboratório de Neurofarmacologia onde é líder de grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq e bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq).

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Elisabeth Martins da Silva da Rocha

Professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências com ênfase em Imunologia pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciências pelo programa de Biologia Parasitária da Fundação Oswaldo Cruz. Médica veterinária e bióloga, atua em linhas de pesquisa sobre a interação de fungos patogênicos com o hospedeiro, em especial na esporotricose. Ainda na esporotricose, coordena projeto de extensão que tem por objetivo implementar medidas de prevenção e controle dessa zoonose.

Janie Garcia da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1977), mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, Criadora e Coordenadora do Laboratório Horto-Viveiro. Docente e Orientadora de alunos no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/UFF.

Subscrever Ciências Biológicas (Biofísica)