Engenharia Elétrica

Pesquisador

Murilo Bresciani de Carvalho

possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Em Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Sergio Gomes Junior

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Fez 2 pós-doutorados, em 2004 na Northeastern University, Boston, EUA, e em 2016 na Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Noruega. É Pesquisador Senior do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando na graduação e pós-graduação da Engenharia Elétrica.

Ana Maria Lima de Farias

possui graduação em Matematica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de concentração: Teoria de Controle e Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Foi chefe do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense por 10 anos, de maio de 2006 a julho de 2016. Atualmente é coordenadora da disciplina Métodos Estatísticos II do curso à distância de Administração do CEDERJ.

Andrés Pablo López Barbero

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi o principal articulador para implantação do Curso de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações do departamento de ensino ao qual é lotado, e coordenador do mesmo Curso entre 2003 e 2008. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense.

José Eduardo da Rocha Alves Junior

possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, medição de energia elétrica e medição fasorial.

Julio Cesar Stacchini de Souza

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e pós-doutorado pelo Imperial College London (2014). Pertence ao corpo docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica.

Jose Andres Santisteban Larrea

Possui graduação em Engenharia Eletronica - Universidad Nacional de Ingenieria (1986), mestrado em Engenharia Elétrica - Programa de Engenharia Elétrica (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado - Departamento de Engenharia Elétrica - Universidade Federal Fluminense. Revisor da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.

Marco Antonio Cetale Santos

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC-Rio (1999) e doutorado em Processamento de Sinais pela Engenharia Elétrica da PUC?Rio (2003). Foi chefe do Departamento de Geologia e Geofísica, hoje é Professor Associado 1 e ministra aulas nos cursos de graduação em Geofísica e pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra da Universidade Federal Fluminense (UFF), também é revisor da Revista Brasileira de Geofísica.

José Santo Guiscafré Panaro

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, respectivamente em 2001 e 2005. Atuou como engenheiro de desenvolvimento e foi Chefe de Projetos Eletrônicos da Conpart Ind. Eletrônica e, posteriormente, exerceu o cargo de Gerente de Projetos do PRODEP ? Centro de Projetos e Desenvolvimento do Inatel. Na área acadêmica, foi professor do Instituto Nacional de Telecomunicações ?

Dianne Scherly Varela de Medeiros

Dianne Scherly Varela de Medeiros currently is adjunct professor at Universidade Federal Fluminense. She obtained her D.Sc. degree in Electrical Engineering from Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil, in 2017. She was in exchange from 2015 until late 2016 at Université Pierre et Marie Curie (UPMC), Paris, France, to do part of her D.Sc. studies. Dianne received her M.Sc. degree in Telecommunications Engineering from UFF, Brazil, in 2013 and her B.Sc. degree in Telecommunications Engineering from UFF, in 2011.

Vanessa Przybylski Ribeiro Magri Souza

Engenheira Eletricista com ênfase em Telecomunicações, graduada em 2004 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado concluído em 2007 no CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações PUC-Rio) na área de Eletromagnetismo (Microondas). Doutorado concluído no CETUC em 2011 também em Microondas.

Paula Brandão Harboe

Possui graduação em Engenharia Elétrica / Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense e, desde 2014, coordena o Curso de Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Sistemas e Redes de Comunicação Óptica de Alta Capacidade.

Alberto Gaspar Guimarães

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) , mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) . Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França).

Keila Mara Cassiano

É Doutora em Engenharia Elétrica, na área de Métodos de Apoio a Decisão, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2001), Técnica em Telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Goiás (1997) e está cursando Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (início em 2018). Desde 2006 é Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense, classe Adjunto.

Derick Furquim Pereira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Engenharia Elétrica e Automação pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (INPT), onde também cursou o Mestrado Internacional em Engenharia Elétrica e Sistemas Elétricos. Atualmente cursa o doutorado no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), é bolsista de doutorado do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e professor substituto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alexandre Santos de la Vega

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Digitais para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos Chaveados para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Raphael Pereira de Oliveira Guerra

é Professor no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. Possui graduação em Ciência da Computação (2004) e mestrado em Computação com ênfase em Sistemas Paralelos e Distribuídos (2006) pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado pela Technische Universität Kaiserslautern, Alemanha. Atua nas áreas de sistemas embarcados e de tempo real, com ênfase nos seguintes temas: escalonamento de tarefas em sistemas adaptativos e flexíveis, multimídia e comunicação em rede.

Alexandre de Mattos Pereira

Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (2007) pela COPPE/UFRJ, Engenheiro Eletricista (2003), Técnico em Eletrotécnica (1996) e Telecomunicações (2001) pelo CEFET/RJ.

Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense e Analista Judiciário/Engenharia Elétrica no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Tem experiência na área de Instalações Elétricas, Iluminação, SPDA, Automação Predial, Desenho Técnico, Distribuição de Energia Elétrica, Veículos Elétricos, Eletrônica de Potência e Sistemas CATV.

Diogo Menezes Ferrazani Mattos

Diogo Menezes Ferrazani Mattos obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Programa de Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ, em 2017. Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ, em 2012. Graduou-se no curso de Engenharia de Computação e Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2010, com coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de 9,3.

Leni Joaquim de Matos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Propagação no Canal Radio Móvel, atuando principalmente na sondagem, caracterização, modelagem e simulação do canal e, também, na área de antenas.

Bruno Wanderley França

Possui doutorado (2016) e mestrado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Possui graduação (2009) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUM LAUDE). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, PPGEET/UFF.

Jacqueline Silva Pereira

Possui graduação em Engenharia Elétrica Enfase Eletronica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: filtros recursivos, capacitores chaveados, forma direta, fase linear e filtros discretos.

Joao Marcos Meirelles da Silva

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) com ênfase em sistemas digitais e telecomunicações, mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ (2001) na área de Controle, Automação e Robótica, doutorado em Engenharia Elétrica também pela COPPE/UFRJ (2008) na área de Computação de Alto Desempenho. MBA em Marketing pelo IBMEC em 2001. Foi Oficial do Corpo de Engenheiros da Marinha durante seis anos na patente de Capitão-Tenente, servindo no Instituto de Pesquisas da Marinha (Laboratório de Sistemas Inerciais - Grupo de Armas).

Daniel Henrique Nogueira Dias

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2005), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia Elétrica.

Moisés Lima de Menezes

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014), Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2001) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998). É Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Ana Paula Barbosa Sobral

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com doutorado sanduíche na Université de Liège (Bélgica). Tem experiência nas áreas de Engenharia e Saúde, com ênfase em Método de Apoio a Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem estatística, séries temporais, previsão e controle estatístico de processo.

Natalia Castro Fernandes

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professora adjunta da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Engenharia de Telecomunicações.

Vitor Hugo Ferreira

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Controle pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Sistemas de Potência pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente é professor associado nível 1 e chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como chair do Capítulo da Computational Intelligence Society (CIS) da Seção Rio do IEEE de 01/2015 a 03/2018, sociedade da qual é Senior Member desde agosto de 2017.

Thales Terrola e Lopes

possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFSJ (2001) e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, com enfase em Sistemas de Energia Elétrica, pela UFJF (2003) e pela COPPE/UFRJ (2008), respectivamente. Atualmente, trabalha como Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF) e como Engenheiro Eletricista na Eletrobras. Já exerceu a função de gerente NHB na Eletrobras e como engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Eletrosul. Também já foi professor dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ, UFRJ e USU.

Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos

possui graduação em Engenharia de Sistemas - Universidad Francisco de Paula Santander (2001), Diploma de graduação em Engenharia de Computação reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 2010, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008).

Tadeu Nagashima Ferreira

possui doutorado em Engenharia Elétrica (2009). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Adrian Heringer Pizzinga

Graduou-se em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) em 2000. Concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Modelos Estatísticos) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2004, e o Doutorado na mesma área e na mesma instituição em 2008. É Professor Adjunto IV do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Levi Salvi

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Graduado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1986). Desenvolve pesquisas e orientações, atuando principalmente nos temas: transportes; estradas; portos; terminais portuários; sistemas de gerenciamento de movimentação de carga geral e contêineres; e tecnologia da Informação na área de transportes.

Marcio Zamboti Fortes

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua nos Mestrados de Engenharia Elétrica e Telecomunicações e Profissional em Montagem Industrial.

Marcela Cohen Martelotte

Doutora em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1998) e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR), pós-doutoranda na COPPE/UFRJ e participa do Programa de Pesquisa em Gestão da Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil, da EBAPE/FGV.

Karla Bastos Guedes

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Matemática, atuando principalmente em: processamento de sinais aplicados à engenharia elétrica, geometria descritiva, computação gráfica e realidade virtual.

Igor Monteiro Moraes

Igor Monteiro Moraes é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. Igor recebeu o título "cum laude" de Engenheiro Eletrônico e de Computação em 2003 e os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente, em 2006 e 2009.

Guilherme Gonçalves Sotelo

Professor Associado I do Departamento de Engenharia Elétrica (TEE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou seu Doutorado em Ciências (2007) e Mestrado em Ciências (2003), ambos em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na COPPE. Possui dupla graduação, com licenciatura em Física (2000) e em Engenharia Elétrica (2009), ambas pela UFRJ.

Milton Brown Do Coutto Filho

Formação acadêmica: --graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (1975); --mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1978); --doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1983); --pós-doutorado na Northeastern University, Electrical & Computer Engineering Dept., Boston - Massachusetts, EUA (1992-1993). Perfil profissional: --Iniciou carreira acadêmica, em 1977, como professor da PUC-Rio, Dept.

Eliane da Silva Christo

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Associada I, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PPGEP).

Felipe Sass

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: coated conductors, superconducting magnetic bearings e second generation hts wire.

Subscrever Engenharia Elétrica