Engenharia Elétrica

Pesquisador

Sergio Gomes Junior

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Fez 2 pós-doutorados, em 2004 na Northeastern University, Boston, EUA, e em 2016 na Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Noruega. É Pesquisador Senior do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando na graduação e pós-graduação da Engenharia Elétrica.

Murilo Bresciani de Carvalho

possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Em Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alberto Malcher Bastos

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professor associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ICT, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, serviços de telecomunicações, integração de serviços, redes híbridas, infraestrutura de cidades digitais.

José Eduardo da Rocha Alves Junior

possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, medição de energia elétrica e medição fasorial.

Julio Cesar Stacchini de Souza

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e pós-doutorado pelo Imperial College London (2014). Pertence ao corpo docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica.

Marcos Tadeu von Lutzow Vidal

Possui mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em redes de computadores pela COPPE/UFRJ. - Programa de Engenharia Elétrica (1994).
Professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF desde 1988 e Mestre em Engenharia Elétrica
Participou no GT-RH (www.pop-rs.rnp.br/gtrh/uff.html) da elaboração do primeiro curso destinado a formação dos técnicos de operação da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), tendo ministrado aulas para a primeira turma em janeiro de 1996.

Roberto Brunow Lehmann

Possui graduação e mestrado em Engenhaira Elétrica e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2005). Sua experiência profissional inclui atividade em docência superior e coordenação de curso desde o ano de 2000. Em 2006, transferiu-se para a Universidade Federal Fluminense - Campus Volta Redonda, onde, atualmente, é professor associado.

Jose Andres Santisteban Larrea

Possui graduação em Engenharia Eletronica - Universidad Nacional de Ingenieria (1986), mestrado em Engenharia Elétrica - Programa de Engenharia Elétrica (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado - Departamento de Engenharia Elétrica - Universidade Federal Fluminense. Revisor da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.

Marco Antonio Cetale Santos

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC-Rio (1999) e doutorado em Processamento de Sinais pela Engenharia Elétrica da PUC?Rio (2003). Foi chefe do Departamento de Geologia e Geofísica, hoje é Professor Associado 1 e ministra aulas nos cursos de graduação em Geofísica e pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra da Universidade Federal Fluminense (UFF), também é revisor da Revista Brasileira de Geofísica.

José Santo Guiscafré Panaro

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, respectivamente em 2001 e 2005. Atuou como engenheiro de desenvolvimento e foi Chefe de Projetos Eletrônicos da Conpart Ind. Eletrônica e, posteriormente, exerceu o cargo de Gerente de Projetos do PRODEP ? Centro de Projetos e Desenvolvimento do Inatel. Na área acadêmica, foi professor do Instituto Nacional de Telecomunicações ?

Vanessa Przybylski Ribeiro Magri Souza

Engenheira Eletricista com ênfase em Telecomunicações, graduada em 2004 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado concluído em 2007 no CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações PUC-Rio) na área de Eletromagnetismo (Microondas). Doutorado concluído no CETUC em 2011 também em Microondas.

Alberto Gaspar Guimarães

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) , mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) . Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França).

Paula Brandão Harboe

Possui graduação em Engenharia Elétrica / Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense e, desde 2014, coordena o Curso de Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Sistemas e Redes de Comunicação Óptica de Alta Capacidade.

Marcio Antonio Sens

possui formação técnica em Eletromecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina, onde foi monitor, laboratorista e professor (1968-1975); graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1975), graduação em Eletrônica por correspondência - Califórnia - USA - Mecking Thecnical Schools (1970), especialização em Engenharia de Segurança pela UFSC e mestrado em Engenharia Elétrica (Dielétricos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ/Coppe (1980).

Tarcisio Martins Dantas

Possui graduação em engenharia pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica.

Maurício Weber Benjó da Silva

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações; Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC/UNICAMP) e Pós-Doutorado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (TET/UFF). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Telecomunicações - TET. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas, propagação, Antenas e Rádio Frequência.

André Luiz da Rosa Plaisant

Possui graduação (1985) e mestrado (1991) em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em Electrical Engineering pela University of Waterloo (1997), Canadá. Atualmente, é professor adjunto do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Santos de la Vega

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Digitais para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos Chaveados para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Alexandre de Mattos Pereira

Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (2007) pela COPPE/UFRJ, Engenheiro Eletricista (2003), Técnico em Eletrotécnica (1996) e Telecomunicações (2001) pelo CEFET/RJ.

Atualmente é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense e Analista Judiciário/Engenharia Elétrica no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Tem experiência na área de Instalações Elétricas, Iluminação, SPDA, Automação Predial, Desenho Técnico, Distribuição de Energia Elétrica, Veículos Elétricos, Eletrônica de Potência e Sistemas CATV.

Diogo Menezes Ferrazani Mattos

Diogo Menezes Ferrazani Mattos obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Programa de Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ, em 2017. Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ, em 2012. Graduou-se no curso de Engenharia de Computação e Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2010, com coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de 9,3.

Leni Joaquim de Matos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Propagação no Canal Radio Móvel, atuando principalmente na sondagem, caracterização, modelagem e simulação do canal e, também, na área de antenas.

Bruno Wanderley França

Possui doutorado (2016) e mestrado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Possui graduação (2009) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUM LAUDE). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, PPGEET/UFF.

Angelo Cesar Colombini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciênica da Computação pela Universidade de Franca no ano de (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Física Aplicada Sub-Área Computacional pela Universidade de São Paulo (1999).

Jacqueline Silva Pereira

Possui graduação em Engenharia Elétrica Enfase Eletronica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: filtros recursivos, capacitores chaveados, forma direta, fase linear e filtros discretos.

Joao Marcos Meirelles da Silva

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) com ênfase em sistemas digitais e telecomunicações, mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ (2001) na área de Controle, Automação e Robótica, doutorado em Engenharia Elétrica também pela COPPE/UFRJ (2008) na área de Computação de Alto Desempenho. MBA em Marketing pelo IBMEC em 2001. Foi Oficial do Corpo de Engenheiros da Marinha durante seis anos na patente de Capitão-Tenente, servindo no Instituto de Pesquisas da Marinha (Laboratório de Sistemas Inerciais - Grupo de Armas).

Célio Vinicius Neves de Albuquerque

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1993 e mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição em 1995. Trabalhou como Engenheiro de Telecomunicações da EMBRATEL entre 1994 e 1995. Concluiu doutorado em Information and Computer Science pela University of California, Irvine (UCI) em 2000. É Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF.

Ana Paula Barbosa Sobral

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com doutorado sanduíche na Université de Liège (Bélgica). Tem experiência nas áreas de Engenharia e Saúde, com ênfase em Método de Apoio a Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem estatística, séries temporais, previsão e controle estatístico de processo.

Natalia Castro Fernandes

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professora adjunta da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Engenharia de Telecomunicações.

Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos

possui graduação em Engenharia de Sistemas - Universidad Francisco de Paula Santander (2001), Diploma de graduação em Engenharia de Computação reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 2010, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008).

Thales Terrola e Lopes

possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFSJ (2001) e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, com enfase em Sistemas de Energia Elétrica, pela UFJF (2003) e pela COPPE/UFRJ (2008), respectivamente. Atualmente, trabalha como Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF) e como Engenheiro Eletricista na Eletrobras. Já exerceu a função de gerente NHB na Eletrobras e como engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Eletrosul. Também já foi professor dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ, UFRJ e USU.

Tadeu Nagashima Ferreira

possui doutorado em Engenharia Elétrica (2009). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Luciano Bertini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1995), mestrado em Engenharia Elétrica na área de Controle, Automação e Microinformática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) na área de sistemas multimídia e hipermídia, e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2009), na área de Sistemas Paralelos e Distribuídos, Servidores Eficientes em Energia, com um ano de pesquisas realizado na Universidade de Pittsburgh, EUA, no laboratório PARTS (Power-Aware Real-Time Systems).

Wainer da Silveira e Silva

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense - UFF, 1972; Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - 1978; Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University -1983, nos Estados Unidos, sob a orientação do Dr. Robert T. Nash. Possui também Especialização em Novas Tecnologias pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT, 1983, nos Estados Unidos; e em equipamentos de transmissão de ondas eletromagnéticas e sistemas digitais nas fábricas da Nippon Electric Corporation - NEC, em Tokio, Yamanashi e Tamagawa, no JAPÃO, 1975.

Adrian Heringer Pizzinga

Graduou-se em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) em 2000. Concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Modelos Estatísticos) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2004, e o Doutorado na mesma área e na mesma instituição em 2008. É Professor Adjunto IV do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Levi Salvi

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Graduado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1986). Desenvolve pesquisas e orientações, atuando principalmente nos temas: transportes; estradas; portos; terminais portuários; sistemas de gerenciamento de movimentação de carga geral e contêineres; e tecnologia da Informação na área de transportes.

Jonas Lírio Gurgel

Jonas Lírio Gurgel se graduou em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), cursou mestrado em Engenharia Biomédica (2005) e doutorado em Gerontologia Biomédica (2008), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado em Fisiologia do Exercício (2009-2010) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Lecionou no curso de Graduação em Educação Física e no Instituto de Pesquisas Biomédicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004-2008).

Marcos Riva Suhett

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica, eletrônica de potência e medição de energia.

Jorge Fernandes de Morais

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1972), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2012) . Atualmente é professor Associado do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense, atuando, principalmente, nos seguintes temas: redes de telecomunicações, computação, telefonia básica e celular, irradiações eletromagnéticas, impactos ambientais e nanotecnologia.

Igor Monteiro Moraes

Igor Monteiro Moraes é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. Igor recebeu o título "cum laude" de Engenheiro Eletrônico e de Computação em 2003 e os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente, em 2006 e 2009.

Guilherme Gonçalves Sotelo

Professor Associado I do Departamento de Engenharia Elétrica (TEE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou seu Doutorado em Ciências (2007) e Mestrado em Ciências (2003), ambos em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na COPPE. Possui dupla graduação, com licenciatura em Física (2000) e em Engenharia Elétrica (2009), ambas pela UFRJ.

Milton Brown Do Coutto Filho

Formação acadêmica: --graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (1975); --mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1978); --doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1983); --pós-doutorado na Northeastern University, Electrical & Computer Engineering Dept., Boston - Massachusetts, EUA (1992-1993). Perfil profissional: --Iniciou carreira acadêmica, em 1977, como professor da PUC-Rio, Dept.

Eliane da Silva Christo

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Associada I, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PPGEP).

Geraldo Martins Tavares

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Felipe Sass

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: coated conductors, superconducting magnetic bearings e second generation hts wire.

André da Costa Pinho

Engenheiro eletrônico graduado no Instituto Militar de Engenharia, com mais de 19 anos de experiência em integração de sistemas, especialmente os dedicados à inteligência de sinais. Principais habilidades:
- Caracterização e avaliação de sistemas de telecomunicações;
- Projeto de circuitos de RF e circuitos elétricos de suporte;
- Programação de microprocessadores e microcontroladores, assim como em linguagens de alto nível como JAVA e C++;e
- Gerência de projetos.

Mestrado em Microeletrônica, COPPE-UFRJ, 2003.

Subscrever Engenharia Elétrica