Doutora em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2011), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa (set/2010-mar/2011); Mestre em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2007); pós-graduada (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino Superior (1982); Licenciada em Eletrônica (1985)/ bacharel em Engenharia Elétrica (1981); Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense; Coordenadora do GPETED (CNPq) - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: A contribuição do pensamento crítico latino-americano. Membro do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa. Atua nas áreas de conhecimento: Educação (Linha Trabalho e Educação); Políticas Públicas; Relações Internacionais e Bilaterais e Multilaterais; Classes Sociais e Grupos de Interesse; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas de Ensino, com as seguintes temáticas: Integração da Educação e Blocos Político-Econômicos Regionais, Relação Estado Supranacional e Estado Ampliado; Políticas Públicas de Educação e de Políticas Ciência e Tecnologia; Educação Comparada; Reformas e Contrarreformas do Ensino Médio-Técnico e da Educação Superior, tendo por base a crítica à economia política e a teoria marxista da dependência. Autora e coautora de artigos e livros. Participa de Conselho Editorial e de Comitê Científico de Revistas Acadêmico-científicas. Editora da Movimento Revista de Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.