Wainer da Silveira e Silva

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense - UFF, 1972; Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - 1978; Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University -1983, nos Estados Unidos, sob a orientação do Dr. Robert T. Nash. Possui também Especialização em Novas Tecnologias pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT, 1983, nos Estados Unidos; e em equipamentos de transmissão de ondas eletromagnéticas e sistemas digitais nas fábricas da Nippon Electric Corporation - NEC, em Tokio, Yamanashi e Tamagawa, no JAPÃO, 1975. Como Engenheiro de Telecomunicações, foi Chefe de Departamento da NEC, 1972-1979; e Assessor da Vice-Presidência da EMBRATEL (AVP), 1984-1990. Em 1990, demitiu-se da EMBRATEL, e passou ao regime de dedicação exclusiva na Universidade, dedicando-se à gestão superior da UFF. Professor Titular, concursado em 1984, foi Diretor do Centro Tecnológico da UFF, eleito para os períodos 1990-1994 e 2002-2006; Diretor do Polo Universitário da UFF no Município de Volta Redonda , período 2009 a 2012, tendo sido responsável pela construção do Campus do Aterrado. Durante esse período, criou e inaugurou o Instituto de Ciências Exatas - ICEx. Foi Pró-Reitor de Extensão da UFF, 2012-2015. Leciona cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, tendo sido também Professor Visitante da Ohio University, nos Estados Unidos, nos períodos de Inverno - Winter Quarters - por dez anos. Tem como principal linha de pesquisa a área de Gestão em Engenharia Elétrica e Civil.