Vania Noeli Ferreira de Assunção

Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993), mestre (1999) e doutora (2005) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da UFF - Rio das Ostras. Atuou como professora convidada nos cursos de pós-graduação lato sensu em História, Sociedade e Cultura (Cogeae/PUC-SP) e Ciências Sociais: economia-mundo, arte e sociedade (Cufsa). Lecionou também na pós-graduação da Unicastelo (Gestão Educacional) e da Fac. Paulista de Serviço Social (Promoção Social). Na graduação, lecionou na Unicastelo, no Cufsa, na Uninove, na UnG e outras instituições de ensino superior. É co-editora da Verinotio - Revista de Filosofia e Ciências Humanas e revisora de periódicos e de teses e dissertações. Dirige o Grupo de Pesquisas ?Para a crítica marxista da sociabilidade, da politicidade e do pensamento sociopolítico modernos e contemporâneos", registrado no CNPq, e participa do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder. Tem, ainda, atuação como socióloga e experiência em desenvolvimento comunitário e diagnósticos territoriais e formação com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil - história, autocracia burguesa, Golbery do Couto e Silva; Brasil - ideologia - pensamento conservador; bonapartismo, França - história; Alemanha - história; marxismo; ontologia do ser social; marxologia.

Revista: VERINOTIO (BELO HORIZONTE)
Apontamentos sobre a categoria progresso no Lukács tardio 2017 Português
?A religião da burguesia?: aportes engelsianos à crítica de Marx ao bonapartismo 2015 Português
Ditadura como bonapartismo: apreensões marxistas sobre o regime inaugurado em 1964 2014 Português