Thaiane Moreira de Oliveira

Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da Universidade Federal Fluminense (FOCO-Proppi/UFF). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação, que abriga o "Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas" e o Laboratório em Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA). Editora-chefe da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF); Editora-Associada da Revista E-compós da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Coordenadora do painel Comunicação Científica Rápida, da Conferência Scielo 20 anos, membro do comitê científico da Conferência Altmetrics e organizadora da Conferência LATmetrics: métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina.
Tem pesquisado a circulação da comunicação em diferentes esferas e seus processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação. Seus atuais interesses de pesquisa são: circuitos e circulação do conhecimento, comunicação estratégica e divulgação científica, indicadores de avaliação das políticas científicas.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Participations: Journal of Audience and Reception Studies
Título Anoordem crescente Idioma
The pleasure of spoiling: The spectrum of toxicity behind spoilers in Brazil 2018 Português
Revista: Comunicação e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Cartografias da pesquisa-ação: em busca de deslocamentos da epistemologia do Sul 2018 Português
Revista: Comunicação, Midia e Consumo (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Vingar e Punir: Motivações para a prática do Spoiling To Avenge and Punish: Motivations for Spoiling 2018 Português
Revista: Lumina
Título Anoordem crescente Idioma
Desdobrando o conceito de engajamento: revisão bibliográfica sobre seus aspectos comportamentais, emocionais e cognitivos 2018 Português
Revista: MATRIZES (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
'MIDIATIZAÇÃO DA CIÊNCIA: Reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital 2018 Português
Revista: Cadernos de Biblioteconomia, Arquivistica e Documentacao
Título Anoordem crescente Idioma
Altmetria e a análise das condições de interação em torno de artigos sobre políticas públicas: uma incursão metodológica 2018 Português
Revista: Kinephanos: Journal of Media Studies and Popular Culture
Título Anoordem crescente Idioma
Pervasive Games Beyond the Promotional Tools: approaches of Aesthetic Pervasiveness in Consumption of Experience 2017 Inglês
Revista: Comum (FACHA)
Título Anoordem crescente Idioma
O empoderamento do consumidor significa o desempoderamento das marcas? Disputas de poder e sexismo na publicidade de carnaval 2016 Português
Revista: Estudios sobre las Culturas Contemporáneas
Título Anoordem crescente Idioma
Atravessando o círculo mágico em jogos pervasivos: performance e presença em espaços heterotópicos 2015 Português
Revista: COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Imersão ectodigética em jogos pervasivos: a inclusão de elementos externos na experiência narrativa 2015 Português
Revista: Líbero (FACASPER)
Título Anoordem crescente Idioma
Jogos persuasivos: por uma investigação das potências de afecção nos indie games 2015 Português
Revista: Trama (Universidade Estácio de Sá)
Título Anoordem crescente Idioma
Perdi minha credibilidade na balada: apreensões acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia 2015 Português
Revista: Culturas Midiáticas
Título Anoordem crescente Idioma
Da frustração ao entusiasmo: uma análise da relação entre fãs e spoilers no Twitter 2015 Português
Revista: Significação-Revista de Cultura Audiovisual
Título Anoordem crescente Idioma
Tessituras temporais em jogos pervasivos 2015 Português
Revista: Entre.Meios
Título Anoordem crescente Idioma
Venha para o mundo de Marlboro: a marca e a pedagogia do consumo ao longo do século XX 2014 Português
Revista: REVISTA GEMINIS
Título Anoordem crescente Idioma
Diegese, círculo mágico e as categorias estéticas no universo transmídia de Diablo 2014 Português
Revista: G A M E ? Games as Arts, Media, Entertainment
Título Anoordem crescente Idioma
Tribute and Resistance: Participation and Affective Engagement in Brazilian Fangame-Makers and Modders? Subcultures 2014 Inglês
Revista: In Texto (UFRGS. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites 2014 Português
Revista: Cuadernos.info
Título Anoordem crescente Idioma
Mais do que um simples apertar de botão: afetos e espectatorialidade na publicidade pervasiva 2014 Português
Revista: Documentacion de las Ciencias de la Informacion
Título Anoordem crescente Idioma
Ecos do passado na pedagogia do consumo: um olhar para as raízes do contemporâneo 2014 Português
Revista: Rumores (USP)
Título Anoordem crescente Idioma
Imersão em jogos pervasivos 2013 Português
Revista: Mediação (Belo Horizonte)
Título Anoordem crescente Idioma
Arquitetura de uma narrativa transmidiática: análise do jogo de realidade alternada Zona incerta 2013 Português
Revista: Revista de Estudos da Comunicação (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Um jogo de práticas sociais 2013 Português
Revista: REVISTA CONTEMPORÂNEA (UERJ. ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Mapeamento das competências cognitivas no ?gameplay? de Jogos de Realidade Alternada 2012 Português
Revista: F@Ro (Valparaíso. En línea)
Título Anoordem crescente Idioma
The Creature Lives: Três paradoxos sobre a experiência de realidade aumentada do álbum The Hunter 2012 Português
Revista: SIGNOS DO CONSUMO
Título Anoordem crescente Idioma
A pedagogia do consumo: estratégias da marca Guaraná Antarctica 2011 Português
Revista: Logos (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Supercérebro flusseriano nos Alternate Reality Games 2011 Português
Revista: Lumina (UFJF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Zona Incerta de identidades fluidas: uma análise sobre a narrativa transmidiática no Alternate Reality Game do guaraná Antártica 2010 Português
Revista: Signo y Pensamiento
Título Anoordem crescente Idioma
A Construção do conhecimento no Alternate Reality Game 2010 Português
Revista: Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB
Título Anoordem crescente Idioma
Cognição e Percepção nos Alternate Reality Games 2010 Português
Revista: Ciberlegenda (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
O retorno do olhar (e outros sentidos) para o corpo imerso em Realidade Aumentada 2009 Português