Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência anterior como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino. Desenvolve trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Ciências, linguagem literária e científica, prática de ensino de Ciências e Biologia e formação de professores.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
Os discursos do livro didático de Biologia: um exercício de análise com base em Bakhtin 2016 Português
Aprender que girinos viram rãs pode ser bem divertido: pensando o trabalho com ciências na Educação Infantil 2016 Português
Entre divergentes, caóticos e regulares: os desenhos infantis e a aprendizagem sobre a metamorfose de anuros 2016 Português
A Escrita nas aulas de ciências das séries iniciais: a descrição de peixes e anfíbios como desafio 2016 Português
Ciência na Literatura, Literatura na Ciência: caminhos para a leitura na formação de professores de Biologia 2014 Português
Leitura em aulas de Ciências: a contribuição dos Livros Paradidáticos 2014 Português
Cultura e Formação Docente ? Experimentando encontros e diálogos na Licenciatura em Ciências Biológicas 2014 Português
Argumentação em Aulas de Temas Evolutivos: Um Exercício de Análise 2014 Português
Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender 2014 Português
A História de Bintou: buscando Referências para uma Abordagem Cultural do Corpo Humano nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 2014 Português
O Corpo Humano como biocultural: referências africanas para a abordagem do corpo humano nas séries iniciais do ensino fundamental 2014 Português
Ensinando sobre insetos nas séries iniciais: máscaras e maquetes como recursos didáticos 2014 Português
As representações midiáticas das serpentes e suas implicações para o ensino de ciências e biologia 2014 Português
Modelo didático sobre enzimas (digestão): Trazendo o lúdico e o estético para ensinar o científico 2014 Português
Refletir sobre o lixo: oportunidade para brincar, criar e aprender ciências e arte na escola 2014 Português
Ensino de Biologia e atividades lúdicas: o jogo de tabuleiro conectando conteúdos de evolução e ecologia no Ensino Médio 2014 Português
Recursos pedagógicos para a abordagem de temas polêmicos em aulas de biologia: os esquetes teatrais como opção 2014 Português
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: BUSCANDO A PRESENÇA DE OSWALDO CRUZ E CARLOS CHAGAS 2012 Português
Revista: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras - répteis ou monstros? 2016 10.14244/198271991708 Português
Revista: Revista da SBEnBIO
Título Anoordem crescente Idioma
Três pilares ligados à cultura e muitas perguntas: premissas teórico-metodológicas de um projeto que articula pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de Ciências/Biologia 2012 Português
Revista: Ciência em Tela
Título Anoordem crescente Idioma
Lições da Botânica:o texto literário no ensino de Ciências 2008 Português