Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação.
Foi professora visitante no Departamento de Música do King's College, London,U.K. (bolsa CAPES estágio sênior, 2015/2016) e na McGill University, Montreal (2008), Canadá, também com bolsa de pós-doutorado CAPES.
Tem experiência na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase em pesquisas e publicações na sub-área temática de som, música, cultura pop, fãs e entretenimento na cibercultura.
É pesquisadora do CNPq desde o ano de 2000 e sua pesquisa atual intitula-se "Estratégias de visibilidade da música pop-periférica do Brasil contemporâneo: entre o local, o transnacional e o periférico."
Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense entre 2009-2013; e participou da Diretoria da Compós do biênio 2003/2005.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Journal of World Popular Music
Título Anoordem crescente doi Idioma
Haters beyond the Hate: Stigma and Prejudice against Funk Carioca on YouTube 2017 10.1558/jwpm.33202 Português
Revista: Famecos
Título Anoordem crescente Idioma
DJ Jesus Luz?!Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica. 2016 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Somos Todos Fãs e Haters? Cultura Pop, afetos e performance de gosto nos sites de redes sociais 2016 Português
Controvérsias do funk no YouTube: o caso do ?Passinho do Volante? 2014 Português
Revista: Contemporanea (UFBA. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições Da Teoria Ator-Rede Para A Ecologia Midiática Da Música // Contributions Of Actor-Network Theory To The Media Ecology Of Music 2014 Português
AUTO-REFLEXIVIDADE, COERÊNCIA EXPRESSIVA E PERFORMANCE COMO CATEGORIAS PARA ANÁLISE DOS SITES DE REDES SOCIAIS // SELF-REFLEXIVITY, EXPRESSIVE COHERENCE AND PERFORMANCE AS CATEGORIES FOR THE ANALYSIS OF SOCIAL NETWORK SITES 2012 Português
Revista: REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Apropriações low-tech no funk carioca: a Batalha do Passinho e a rede de música popular de periferia 2014 Português
Revista: Logos (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Espaços urbanos e plateias virtuais:o You tube e as transmissões de espetáculos ao vivo 2014 Português
Revista: Comunicação, Midia e Consumo (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
DUAS PERNAS, UM BRAÇO: A BANDA KATINGATION E SUA APROPRIAÇÃO DO DEATH METAL NO CENÁRIO PÓS-GUERRA CIVIL ANGOLANO 2014 Português
Revista: Galáxia (São Paulo. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
The Numa Numa Dance e Gangnam Style: videos musicais no YOutube em múltiplas mediações 2014 Português
#u2youtube e a performance mediada por computador 2010 Português
Revista: IASPM Journal (Journal of the International Association for the Study of Popular music)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Brazilian Popular Music Economy Aspects: The Baile Funk Circuit 2013 10.5429/2079-3871(2012)v3i1.2en Português
Revista: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais 2012 Português
Revista: Artfliporto - Revista de Cultura e Ensaios
Título Anoordem crescente Idioma
Os muleke são sinistro 2012 Português
Revista: E-Compós (Brasília)
Título Anoordem crescente Idioma
Ando meio (des)ligado? Mobilidade e mediação sonora no espaço urbano 2011 Português
Se você gosta de Madonna também vai gostar de Britney! Ou não?!Gêneros, gosto e disputas simbólicas nos sistemas de recomendação musical 2009 Português
Funk carioca: música eletrônica popular brasileira?! 2007 Português
A música na era de suas tecnologias de reprodução 2006 Português
Revista: Razón y Palabra
Título Anoordem crescente Idioma
Quem media a cultura do shuffle? Cibercultura, gêneros e mídias 2006 Português
Revista: Revista FAMECOS
Título Anoordem crescente Idioma
Não basta ser DJ. Tem que ser underground!Sobre coletivos e comunidades virtuais de música eletrônica no Brasil 2005 Português
Hipertextos, Jogos de Computador e Comunicação 2000 Português
Museus de Simulacros 1997 Português
Revista: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Notas sobre a indústria do entretenimento musical e identidade no Brasil 2004 Português
Revista: Contracampo (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Explorações em torno da noção de materialidade da comunicação 2004 Português
Revista: Razon e Palabra
Título Anoordem crescente Idioma
Telefonia móvel e formas de escuta na contemporaneidade 2004 Português
Revista: Ícone (Recife)
Título Anoordem crescente Idioma
Nas tramas da identidade musical brasileira com DJ Dolores e Gilberto Freyre 2003 Português
Revista: Eco-Pós (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Notas para se pensar as relações entre música e tecnologias da comunicação 2003 Português
Revista: Revista Fronteiras
Título Anoordem crescente Idioma
Utopias Comunais em Rede: Discutindo a noção de comunidade virtual 2001 Português
Revista: Lugar Comum (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
O Samba em Rede - Comunidades Virtuais e Carnaval carioca 2000 Português
Revista: Textos de Cultura e Comunicação
Título Anoordem crescente Idioma
Onde o Rio é mais baiano. Tradição e tradução na invenção dos balangandãs. 2000 Português
Revista: Logos (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Esquecendo a amnésia pós-moderna. 1998 Português
Revista: COMUNICAÇÃO & POLÍTICA
Título Anoordem crescente Idioma
Nascerá o Zé-da- Silva Artificial? 1996 Português