Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 foi professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 foi docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, Educação Ambiental, Formação de Professores e Educação em Ciências e Biologia. Esteve em licença-maternidade no primeiro semestre de 2017.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título Anoordem crescente Idioma
Caminhos da educação ambiental nos desenhos de animação: histórias contadas pelas crianças sobre o filme ?Rio? 2016 Português
Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade 2015 Português
O meio ambiente 'produzido' pelas ONGs: reflexões sobre a recepção de campanhas ambientalistas 2012 Português
Revista: Textura
Título Anoordem crescente Idioma
A potência ambiental da educação (apresentação) 2014 Português
Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
O que dizem os professores das escolas públicas de Maceió sobre o ensino de Botânica? 2014 Português
Revista: Revista Em Aberto - INEP
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Ambiental nas pedagogias do presente 2014 Português
Revista: Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil)
Título Anoordem crescente Idioma
Um olhar (mais ou menos distraído) para as Amazônias inventadas no tempo presente 2014 Português
Revista: Ambiente & Sociedade (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Guardiões de um imenso estoque de carbono - Floresta Amazônica, populações tradicionais e o dispositivo da sustentabilidade 2014 10.1590/S1414-753X2014000200006 Inglês
Revista: Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas
Título Anoordem crescente Idioma
O ?bom selvagem ecológico? na tela, nas páginas e na floresta: invenções contemporâneas da Amazônia 2013 Português
Revista: Perspectiva (UFSC)
Título Anoordem crescente Idioma
O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneo 2012 Português
Revista: EntreVer - Revista das Licenciaturas
Título Anoordem crescente Idioma
A escrita e a reflexão na formação de professores: relato das atividades e discussões propiciadas por um estágio de observação 2011 Português
Revista: Textura (Canoas)
Título Anoordem crescente Idioma
O consumo serve para pensar a Educação Ambiental? 2011 Português
Revista: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Educação Ambiental: tecendo trilhas, escriturando territórios 2009 10.1590/S0102-46982009000300017 Inglês
Revista: Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar)
Título Anoordem crescente Idioma
Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza 2007 Português