Sergio Jose Mecena da Silva Filho

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).
Atualmente é Professor Adjunto V da Universidade Federal Fluminense e Presidente do Instituto Initiare de Inovação, Órgão gestor do Parque Tecnológico da Vida, onde o professor foi Coordenador, no período de 2009 a 2016.
Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações em redes habilitadas por TIC, sistemas de indicadores de desempenho, sistemas integrados de gestão, automação industrial, modelos de referência e certificação, operações, estratégia, assuntos regulatórios & boas práticas, sistema de produção de produtos biotecnológicos, tendo atuado junto a laboratórios oficiais como o Instituto Vital Brasil, na gestão de projetos de Parceria de Desenvolvimento Produtivos. Onde pode-se citar atuação em fármacos como imatinibe, rivastigmina, octreotida e produtos biológicos como adalimumabe, tocilizumabe entre outros.
Desenvolvedor da Iniciativa de Agrocare em Biodefensivos, para áreas de agricultura estratégicas ao Brasil. Objetivo é a criação de empreendimentos de base biotecnológicas que desenvolvem e manufaturam produtos que substituirão agrotóxicos por produtos biotecnológicos.