Sandra Lucia Escovedo Selles

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado no Center For Applied Research In Education (CARE) - University of East Anglia (1989) e Doutorado no Center for Science Education - University of East Anglia (1992). Em 2006-2007, realizou estudos de pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e na Faculdade de Educação da USP. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2011-2013). É membro do CA-Ed do CNPq, Bolsista 1-C de Produtividade no CNPq e Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) entre os anos 2013-2017, da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) entre os anos 2007-2011 e é Representante do Sudeste na ABRAPEC (2017-2019). Coordena o Grupo de Pesquisa "Currículo, Docência e Cultura" (CDC), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia, formação de professores de Ciências e Biologia, livro didático, conhecimento escolar e estudos históricos do currículo de Ciências e Biologia.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Título Anoordem crescente Idioma
?Modos de Fazer? Elaborados por Professores de Biologia como Produção de Conhecimento Escolar 2018 Português
?Ways of Doing? Developed by Biology Teachers as a Production of School Knowledge 2018 Português
Pesquisas brasileiras sobre a experimentação no ensino de Ciências e Biologia: diálogos com referenciais do conhecimento escolar 2012 Português
Revista: REVISTA DE EDUCACIÓN EN BIOLOGÍA
Título Anoordem crescente Idioma
A inserção de temas evolutivos em livros didáticos de Biologia (1979-2010) 2018 Português
Revista: Revista Espaço do Currículo
Título Anoordem crescente doi Idioma
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2018 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.42077 Português
Revista: Ciência e Educação (UNESP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: novas implicações para o ensino de Ciências/Biologia 2016 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa
Título Anoordem crescente Idioma
Criacionismo bíblico, principais transformações ao longo do tempo e implcações para o ensino de ciências e biologia. 2016 Português
Revista: Educação em Foco
Título Anoordem crescente Idioma
Políticas Curriculares e subalternização do trabalho docente 2016 Português
Relações entre os movimentos reformistas educacionais do ensino de ciências nos Estados Unidos e Brasil na década de 1960 2016 Português
Revista: Práxis Educacional (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Experiências formativas na escola e visões de docência de licenciandos de Ciências Biológicas 2015 Português
Revista: Bio-grafía: escritos sobre la biología y su enseñanza
Título Anoordem crescente Idioma
CORPO HUMANO E SAÚDE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: QUANDO AS ABORDAGENS SOCIOCULTURAIS INTERPELAM A HEGEMONIA BIOMÉDICA E HIGIENISTA 2015 Português
Revista: Educação, Sociedade & Culturas
Título Anoordem crescente Idioma
Concepções de professores de biologia sobre a profissão docente. 2015 Português
Revista: BOLETIM GEPEM (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Quando as políticas curriculares e a pesquisa educacional mandam: reflexões sobre a colonização do trabalho docente 2015 Português
Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
O Ensino da Zoologia de Invertebrados: diálogos com a história da formação de professores de Ciências e Biologia 2014 Português
Conhecimento científico e escolar no Ensino de Ecologia: a dualidade entre paradigmas ecológicos em um livro didático 2014 Português
Proposta de saída de campo à Floresta da Tijuca: uma experiência de formação docente inicial 2014 Português
Diálogos com professores da Educação Básica na elaboração de atividades práticas de ensino de Ciências e Biologia 2014 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa em Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A produção da disciplina escolar história natural na década de 1930: os livros didáticos de Waldemiro Potsch para o ensino secundário 2014 Português
Revista: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Saberes docentes em formação: A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História 2013 Português
Revista: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos 2013 Português
Revista: Ciências Humanas e Sociais em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Processos de reestruturação curricular e formação continuada de professores no PROEJA/ES: o meio ambiente como eixo articulador 2013 Português
Revista: Educação (Rio Claro. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Vivências profissionais e construção da disciplina escolar Biologia na formação inicial de professores 2013 Português
Revista: Enseñanza de las Ciencias
Título Anoordem crescente Idioma
As práticas como objeto
de análise dos saberes docentes e a produção
do conhecimento escolar: combinando «modos de fazer» no ensino de Biologia 2013 Português
Explicações teleológicas no ensino de evolução 2013 Português
Visões sócio-históricas do professor de Ciências no movimento renovador brasileiro (1950/70). 2009 Português
Conflitos e tensões entre ciência e religião nas visões de mundo de alunos evangélicos de uma licenciatura em ciências biológicas. 2009 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
Cândido Firmino de Mello Leitão e a disciplina escolar História Naturalnadécada de 1930: um intelectual a serviço da escola 2013 Português
Revista: Revista Teias (UERJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Análise de compêndios didáticos: tensões entre forças de estabilidade e mudança na história da disciplina escolar Biologia (1963-1970) 2012 Português
Revista: Revista da SBEnBIO
Título Anoordem crescente Idioma
A construção sócio-histórica do currículo no curso de Ciências Biológicas da UFSM (1965-1973): olhares a partir do movimento de autonomização das Ciências Biológicas 2012 Português
Os saberes mobilizados no exercício da docência e os objetos de ensino dos professores de Biologia 2012 Português
Estudo da formacão docente em Ciências Biológicas na UFRRJ 2010 Português
Influência do Movimento Renovador do Ensino de Ciências na produção de uma coleçãode livros didáticos nos anos 1980: reflexões sobre o currículo e a história das disciplinas escolares 2010 Português
Experimentação no Ensino de Ciências e Biológia em periódicos brasileiros (1990-2009) 2010 Português
A expedição Caminhos de Darwin: memórias, histórias e reflexões sobre uma experiência pedagógica 2009 Português
Revista: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
História da Formação de Professores: Diálogos com a Disciplina Escolar Ciências no Ensino Fundamental 2012 Português
Formação continuada de professores de Ciências e desenvolvimento profissional 2000 Português
Revista: Revista de Educação Publica (UFMT)
Título Anoordem crescente Idioma
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) 2011 Português
Revista: Revista de Educacion de las Ciencias
Título Anoordem crescente Idioma
Analyzing experimentation in Brazilian science textbooks from a socio-historical approach 2010 Português
Revista: Cadernos de Educação (UFPel)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma outra escola do outro lado da janela (A vivência escolar na formação inicial de professores de Biologia) 2010 Português
Revista: Revista Contemporânea de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Investigando os rumos curriculares da disciplina História Natural no Colégio Pedro III: As atas de concursos para professores como fonte histórica. 2008 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Resenha: DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: politica Social e racial no Brasil 1917-1945. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.400p. 2007 Português
Darwin na Serra da Tiririca: caminhos entrecruzados entre a Biologia e a História 2002 Português
Revista: Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional
Título Anoordem crescente Idioma
Libros didácticos en la formación de profesores de ciencias: comprendiendo las relaciones entre los saberes académicos y los saberes escolares 2006 Espanhol
La fotosíntesis en libros didácticos de Ciencias: contribuciones para la formación docente. 2005 Espanhol
Revista: CASTME Journal
Título Anoordem crescente Idioma
The social relevance of pupils'responses to cues from the natural world. 2005 Inglês
Revista: Ciência e Educação (UNESP)
Título Anoordem crescente Idioma
Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de Ciências 2004 Português
Revista: Ensino em Re-vista (UFU. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A dimensão prática na formação inicial docente em Ciências Biológicas e em História: modelos formativos em disputa 2004 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Análise de livros didáticos em Ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização 2004 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Investigando o conhecimento a respeito da respiração com alunas do curso de Pedagogia: implicações para a formação docente 2002 Português
Revista: Cadernos do Model@b (Vitória)
Título Anoordem crescente Idioma
Representações das crianças sobre o sistema digestório a partir da perspectiva de ensino-aprendizagem baseada em modelos 2002 Português
Revista: Primary Science & Technology Today
Título Anoordem crescente Idioma
How much do textbooks help children to learn science? 2002 Inglês
Revista: Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre)
Título Anoordem crescente Idioma
Do natural ao social - nos limiares do contemporâneo 2001 Português
Meio ambiente, valores e atitudes no ensino Fundamental 2000 Português
Dolly na escola 1999 Português
Revista: Science Education International
Título Anoordem crescente Idioma
In-Service Education of Science Teachers: A Grassroot Approach 1998 Inglês
The Network for Science Teaching in the State of Rio de Janeiro, Brazil 1996 Inglês
Revista: International Journal of Science Education
Título Anoordem crescente Idioma
The preparation and support of science students teaching practice: teachers, tutors and students perceptions of what is required. 1995 Inglês
Revista: Cadernos Proac
Título Anoordem crescente Idioma
Construindo uma Proposta para os Cursos de Graduação da UFF 1993 Português