Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo também como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS
Na pesquisa, atuo na área dos estudos de gênero, famílias, criança e adolescência, violência, geração, sujeitos sociais e políticas sociais.
Atualmente desenvolvo um projeto de pesquisa na área da violência de gênero. Este projeto visa analisar a existência da violência de gênero no interior da Universidade Federal Fluminense, em seus diferentes campi, bem como analisar o conhecimento de alunas, professoras e funcionárias sobre essa questão e a rede de proteção existente nos municípios.
Desenvolvo, igualmente, outro projeto na área de Famílias e Política Social, com ênfase na análise da intervenção profissional dos assistentes sociais. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de família e as principais preocupações e demandas advindas desse campo de atuação dos Assistentes Sociais do Brasil e de Portugal.
Além disso, estamos iniciando um projeto voltado a pensar a história do serviço social de uma perspectiva feminista, resgatando a memória das pioneiras de gênero no interior da profissão. Esta pesquisa envolve também a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Na extensão, participo desde o seu surgimento do Programa UFF Mulher que desenvolve atividades voltadas para a promoção do diálogo e da troca de saberes entre a Universidade e a sociedade por meio de diferentes atividades relacionadas às áreas de gênero, direitos humanos, saúde e educação.
Além disso, estou na coordenação de grupo de trabalho voltado para a criação de um Centro de Referências UFF - Diversidades e Violência, com o objetivo de formar um centro no interior da UFF que discuta e dê visibilidade à temática ?Diversidade e violência? para o aprofundamento de ações e estudos, que contribuam para a formação e geração de conhecimento interdisciplinar, interseccional e intersetorial na área de Direitos Humanos, Gênero, Sexualidades, Raça-etnia, Geração, Saúde e Política Social.
Minha vida acadêmica iniciou-se no Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sou Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Sou membro titular do Conselho dos Direitos da Mulher em Niterói e suplente do Conselho dos Direitos da População LGBT, de Niterói.

Revista: Revista UNIABEU
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL ? UM REGISTRO DE INVISIBILIDADES 2016 Português
GÊNERO, TRABALHO E MIGRAÇÃO: LUGARES DE HOMENS E DE MULHERES NA LAVOURA DE CAFÉ DO SUL DE MINAS GERAIS 2015 Português
Revista: Revista Ártemis