Renata Lopes Costa Prado

Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014); mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), psicóloga e especialista em Economia e Gestão das Relações de Trabalho também pela PUC- SP. Faz pós-doutorado na Unifesp no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e Adolescência. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), da Faculdade de Educação da USP, do Laboratório de Antropologia Educacional e Vulnerabilidades Infantis (LAEVI- Unifesp) e da Plataforma de Saberes Inclusivos, também da Unifesp. Atua principalmente com os seguintes temas: infância, educação, estudos sociais da infância, ética, produção acadêmica, trabalho infantojuvenil e políticas públicas. Mãe de uma filha de 10 anos e atuante na causa das mulheres na ciência.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Título Anoordem crescente Idioma
Escolarização na aldeia: diluindo especificidades da infância guarani ou guaranizando a escola? (resenha do livro Entre a escola e a casa de reza: infância, cultura e linguagem na formação de professores indígenas guarani, de Domingos Nobre) 2018 Português
Revista: CHILDHOOD & PHILOSPHY
Título Anoordem crescente doi Idioma
Ética na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais 2018 10.12957/childphilo.2018.30542 Português
Revista: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Estudos sociais da infância: discutindo a constituição de um campo a luz de Bourdieu 2018 10.14244/198271991893 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas 2017 10.1590/0104-4060.48216 Português
Revista: Veras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Entrevista: Emilia Ferreiro 2016 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art263 Português
Revista: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Trabalho infanto-juvenil em artigos acadêmicos de psicólogos: uma interpretação ideológica 2013 10.1590/S0103-166X2013000100011 Inglês
Revista: Revista Veras
Título Anoordem crescente doi Idioma
Editorial - Por uma escola da diversidade e da inclusão 2012 Português
O pesquisador e as crianças em investigações sobre a infância: algumas considerações 2011 10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art7 Português
Revista: Boletim do GRUPALFA/UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Editorial 2004 Português