Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência. Atualmente, é Coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu Psicanálise e Saúde Mental (UFF/FMS Niterói) e supervisora clínico-institucional do Ambulatório de saúde mental de Pendotiba da rede de saúde mental de Niterói.. Faz parte como editora associada da revista DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude. Tem experiência na área de Psicologia nos seguintes temas: infância, juventude, adolescência, transição para vida adulta, uso de drogas e saúde mental.