Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade. Coordenou entre 2011-2013 o Curso de Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES nesta mesma universidade, além de ser o Líder do Núcleo de Pesquisa em Instâncias de Socialização, Políticas Públicas e Movimentos Sociais(Polis-UFF). Coordenou entre 2014 e 2018 o Curso de Especialização em Gestão Escolar MEC/SEB/UFF. Parecerista Ad Hoc do Programa de Extensão do MEC (Proext-MEC). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, História da Educação e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Planos, Programas e Ações Políticas, História das instituições educacionais e científicas e Pesquisa Educacional.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Brazilian Journal of Development
Título Anoordem crescente Idioma
O impacto do PNAIC na prática pedagógica de professores da pré-escola de uma cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro 2019 Português
Revista: Conhecimento & Diversidade
Título Anoordem crescente Idioma
A Lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio) e os retrocessos contidos na previsão legal de professores com ?notório saber? 2018 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DURANTE O GOLPE MILITAR E APÓS A RUPTURA DEMOCRÁTICA DE 2015: as políticas educacionais de uma autonomia escolar em cheque 2018 Português
Revista: IOSR - JOURNAL OF HUMAN AND SOCIAL SCIENCES
Título Anoordem crescente Idioma
The issues of educational quality in brazilian law (1988-2016) 2018 Inglês
Revista: Revista online de politica e gestao educacional
Título Anoordem crescente Idioma
A GESTÃO EDUCACIONAL E A QUALIDADE EDUCACIONAL NA LDB: MEDIDAS E PADRÕES (NEM SEMPRE) CONGRUENTES 2018 Português
Revista: XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
A LDB 20 ANOS DEPOIS: A MP 746 E OS RETROCESSOS CONTIDOS NA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE PROFESSORES COM ?NOTÓRIO SABER? 2017 Português
O DECRETO 6.094/07 E SEU IMPACTO NA GESTÃO EDUCACIONAL DO NOROESTE FLUMINENSE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTORES PÚBLICOS LOCAIS 2016 Português
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (ESCOLA DE GESTORES) UFF/SEB/MEC 2016 Português
Revista: Research, Society and Development
Título Anoordem crescente Idioma
Diretores Escolares do Rio de Janeiro e sua Relação com a Gestão Democrática: a experiência da Especialização em Gestão Escolar (Escola de Gestores) UFF/SEB/MEC 2017 Português
Revista: American Journal of Engineering Research
Título Anoordem crescente Idioma
The formative profile of postgraduates and educational research in Brazil (1890 ? 2016): challenges and potentialities 2017 Inglês
Revista: International Journal of Humanities and Social Science Invention
Título Anoordem crescente Idioma
Outline of a Multidimensional Theory of Learning by Competences: An Essay about the Application of the Holospheric Learning System 2017 Português
Revista: Journal of Research in Humanities and Social Science
Título Anoordem crescente Idioma
The Skepticism and the Dialectic as Instruments of Apprehension of Knowledge: Some Approaches between Descartes and Plato 2017 Inglês
Revista: Revista Práxis (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A pedagogia experimental e a formação de professores (1950-1970): análise de duas experiências didáticas incomuns 2016 Português
Revista: Educacion y Desarollo Social
Título Anoordem crescente Idioma
UM BRASIL DESCONHECIDO: A EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE A PARTIR DE INDICADORES ECONÔMICOS, DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS 2016 Português
Revista: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da Gestão Democrática no Brasil 2015 Português
Revista: Periferia (Duque de Caxias)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO MATRIZES ESTRUTURANTES DO CAMPO POLÍTICO BRASILEIRO: ANALISANDO O CAMPO DO PODER E A REFRAÇÃO POLÍTICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA 2014 10.12957/periferia.2014.17269 Português
Revista: RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas
Título Anoordem crescente Idioma
Os documentos da associação de ex-alunos, funcionários e professores do Colégio Nova Friburgo(CNF): reconstruindo o ideário pedagógico de uma instituição escolar experimental 2014 Português
Revista: Revista Contemporânea de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A Construção da Educação Fluminense e o Centro Educacional de Niterói(1960-1970): o papel de Armando Hildebrand e Myrthes Wenzell 2013 Português
Revista: Revista HISTEDBR On-line
Título Anoordem crescente Idioma
A REVISTA CURRICULUM(1962-1976): A MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO COLÉGIO NOVA FRIBURGO DIVULGADA COMO EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL PIONEIRA 2013 Português
Revista: Revista Espaço Acadêmico (UEM)
Título Anoordem crescente Idioma
Sobre o Conceito de Refração Política: mais uma Chave dos Segredos das Ciências Humanas 2012 Português
Revista: Dialogia (UNINOVE. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A aplicabilidade dos conceitos bourdieunianos de habitus e campo em uma pesquisa na área da História da Educação 2008 Português
Revista: Educação On-line PUC-Rio. Revista do Programa de Pós-Graduação
Título Anoordem crescente Idioma
O Ensino por Unidades Didáticas e a retomada da Pedagogia Herbartiana no Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV) 2006 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Pragmatismo e Desenvolvimentismo no Pensamento Educacional Brasileiro dos anos de 1950-60 2006 Português
Revista: Springer - Studies in Philosophy and Education
Título Anoordem crescente Idioma
Pragmatism and Developmentalism in Brazilian Educational Thought in the 1950s/1960 2005 Português