Nilma Goncalves Lacerda

é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na formação de professores em Letras, e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras da mesma universidade. Com graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), doutorado em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em História Cultural pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001-2002) e Collège de France (2013-2014), seus trabalhos têm ênfase em leitura e escrita, literatura para crianças e jovens, criação literária. Recebeu, dentre outros, os prêmios Jabuti, Prêmio Rio de Literatura, Melhor Livro Teórico em Literatura para Crianças e Jovens, Melhor para o Jovem, Melhor Livro Traduzido, esses últimos da Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil (FNLIJ); Prêmio Brasília de Literatura, Lista de Honra do International Board on Books for Young People. Recebeu bolsas da CAPES e do CNPq, a bolsa VIRTUOSE, do Ministério da Cultura, a bolsa de Pesquisa e Criação da RIOARTE e a bolsa VITAE, de Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Mantém intercâmbio cultural com países da América Latina, em alimentação a seu projeto de pesquisa Diário de Navegação da Palavra Escrita na América Latina e, como resultado de cerca de 15 anos de pesquisa, o material disponível deve gerar, a médio prazo, o primeiro volume dessa obra, intitulado Deus não tem nada com isso.
A pesquisadora é líder do grupo de pesquisa Leitura, Literatura e saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento. Certificado pela instituição, registrado no CNPq, realizou em 2012 o Colóquio Internacional Esses livros sem idade.
Atua no Movimento por um Brasil Literário, sustentando a perspectiva visionária de Antonio Candido, Silviano Santiago, Alfredo Bosi e Bartolomeu Campos de Queirós, dentre tantos, relativa ao espaço que pode ocupar a leitura de literatura na construção de um país mais justo e soberano. Mantém a coluna Ladrilhos, de escritos equilibrados entre crítica e criação literária, em Pessoa, revista eletrônica de literatura lusófona.

Outras informações em www.nilmalacerda.com.br

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de Educação e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Ler literatura, reconhecer o patrimônio ? reflexões para a formação docente 2015 Português
Revista: EDUCAÇÃO E REALIDADE
Título Anoordem crescente Idioma
Literatura e sexualidade:visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes 2010 Português
Revista: Sede de ler
Título Anoordem crescente Idioma
Fogo para o Compadre Lobo: o mal na literatura brasileira para jovens (primeiras conversas) 2010 Português
Revista: Língua Escrita (UFMG)
Título Anoordem crescente Idioma
Delimitação de Territórios nas Apropriações Docentes de Livros Literários que Abordam a Gravidez na Adolescência 2008 Português
Revista: Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil)
Título Anoordem crescente Idioma
Leituras à Beira da Pena 2007 Português
Revista: Revista do Livro
Título Anoordem crescente Idioma
Nos Territórios da Escrita: Livrarias & Leitores do Rio de Janeiro 2006 Português
Revista: Latitudes (Paris. 1997)
Título Anoordem crescente Idioma
Dieu n'a rien à voir avec ça 2003 Francês
Revista: Leitura. Teoria & Prática (Campinas)
Título Anoordem crescente Idioma
Deus não tem nada com isso - Diário de Navegação da Palavra Escrita na América Latina 2003 Português
Legado 1997 Português
Biblioteca: o que eu quero seja um poema 1988 Português
Revista: En julio como en enero
Título Anoordem crescente Idioma
Bajo el arco de la soledad: lectura y solidaridad - literatura compartida 2003 Espanhol
Revista: Revista Latinoamericana de Literatura Infantil y Juvenil
Título Anoordem crescente Idioma
Ticuna: El libro de los árboles. Invitación à la contrafiesta. 1999 Espanhol
Retratos del mal: problematización, infección y cura en la literatura brasileña para niños y jóvenes 1998 Espanhol