Monica Maria Raphael da Roza

Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia de Rio das Ostras, doutora em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi consultora do Ministério da Saúde para a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (PNH/SUS) entre 2007 e 2011. A partir da pesquisa ?O apoio institucional na Política Nacional de Humanização? que investigou o apoio institucional na PNH através de um processo de formação de apoiadores dessa política, começou a articular o pensamento e a prática entre saúde e educação. Desde 2013 participa do projeto de extensão ?Educação Patrimonial em Oriximiná/PA?, financiado desde 2008 pelo PROEXT/MEC. Atua na área da Psicologia com os seguintes temas:subjetividade, políticas de saúde e de educação, clínica ampliada e processos de formação.