Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação e cultura, contexto e cognição, alfabetização e linguagem. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas ATOS UFF, onde desenvolve estudos relacionados ao Círculo de Bakhtin.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Noria Investigación Educativa
Título Anoordem crescente Idioma
Autorías infantiles - amor en tiempos de escuela. Entrevista con Marisol Barenco de Mello 2018 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
A Infância em Cronotopos: migração, territórios e enunciação infantil 2018 Português
A aprendizagem como ação mediada: revisitando coceitos socioculturais 2012 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação em Geografia
Título Anoordem crescente Idioma
CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: lógicas e autorias infantis 2017 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Quando perdemos a confiança na linguagem? 2017 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Por que falar de amor é um ato revolucionário? 2016 Português
'TINHA CEBOLA DESMAIADA': BAKHTIN E O PESQUISAR COM 2016 Português
CONSTELAR: APRENDENDO O EXERCÍCIO DE UMA HETEROCIÊNCIA 2016 Português
Revista: Fractal: Revista de Psicologia
Título Anoordem crescente Idioma
Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades 2015 Português
Revista: Novedades Educativas
Título Anoordem crescente Idioma
SALIDAS DE CAMPO: CUANDO EL CONOCIMIENTO SE DESBORDA DE LA ESCUELA 2013 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
QUESTÕES BAKHTINIANAS PARA UMA HETEROCIÊNCIA HUMANA 2013 Português
Revista: Geograficidade
Título Anoordem crescente Idioma
Pelos caminhos da cartografia na idade média: o Ebstorf Mappa Mundi como objeto cultural / On the track of cartography from the middle ages: the Ebstorf Mappa Mundi as a cultural object 2013 Português
Revista: Revista Teias (UERJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
INCLUSÃO OU DIÁLOGOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS 2011 Português
CRIANÇAS CATADORAS E SEUS SABERES: QUANDO O CONTEXTO É O LIXO 2004 Português
Revista: Educação & Imagem (UERJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma Crítica aos Combinados. 2011 Português
Revista: A Página da Educação
Título Anoordem crescente Idioma
AUTORIAS INFANTIS: O brincar como exotopia 2011 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Ruptura escolar e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos 1990 2009 Português
Rupturas escolares e dispositivos: o fracasso escolar como problema social na França dos anos de 1990 2009 Português
O Lixo como contexto: as crianças catadoras e seus saberes 2003 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Metáforas de professores sobre a educação escolar: matérias-primas, operários e sua missão 2005 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)
Título Anoordem crescente Idioma
Re-lendo Luria: os limites de uma perspectiva 2001 Português
Revista: Educação e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Rastros: dizendo sobre os fazeres/dizeres 2001 Português
Revista: Poema Pedagógico
Título Anoordem crescente Idioma
O Encontro da Arte Com A Educação 1997 Português
Uma Perspectiva Pedagógica Possível Para A Alfabetização de Adultos das Classes Populares Utilizando Computadores 1997 Português