Mariana Paladino

Doutora em Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, UFRJ (2006). Mestre em Antropologia Social, PPGAS, UFRJ (2001). Licenciada em Antropologia, Universidade Nacional de La Plata, Argentina (1998). Atualmente é Professora Adjunta Dedicação Exclusiva na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na área de Antropologia e Educação. Forma parte do Grupo de Pesquisa Antropologia e Educação, Faculdade de Educação-UFF. É também pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), Departamento de Antropologia, Museu Nacional. Foi bolsista de Pós-doutorado Junior do CNPq (2007-2009). Tem experiência na área de Etnologia e Antropologia da Educação, com ênfase na educação escolar indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, interculturalidade, ações afirmativas, políticas indigenistas e relações interétnicas.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
A lei n. 11.645 e a visão dos professores do Rio de Janeiro sobre a temática indígena na escola 2016 10.1590/S1413-24782016216746 Inglês
Revista: Revista Fórum Identidades
Título Anoordem crescente Idioma
'REFLEXÕES SOBRE A LEI 11.645/2008 E A INCLUSÃO DA TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA? 2014 Português
Revista: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Algumas notas para a discussão sobre a situação de acesso e permanência dos povos indígenas na educação superior. 2012 10.5212/PraxEduc.v.7iEspecial.0008 Português
Revista: Revista Pós Ciências Sociais
Título Anoordem crescente Idioma
?O retorno à comunidade?: trajetórias de indígenas ticuna que estudaram na cidade, ocupação de cargos na aldeia e processos de diferenciação social 2010 Português
Apresentação: Povos indígenas e processos educacionais 2010 Português
Revista: Currículo sem Fronteiras
Título Anoordem crescente Idioma
Experimentando a diferença - Trajetórias de jovens indígenas Tikuna em escolas de Ensino Médio das cidades da região do Alto Solimões, Amazonas 2010 Português
Revista: Desacatos. Revista de Antropología Social
Título Anoordem crescente Idioma
Educación superior indígena en Brasil. Políticas gubernamentales y demandas indígenas: diálogos y tensiones?. 2010 Espanhol
Revista: Revista ISEES
Título Anoordem crescente Idioma
?Pueblos indígenas y educación superior en la Argentina. Datos para el debate?. 2009 Português
Revista: Avá (Posadas)
Título Anoordem crescente Idioma
Resenha de ?Ritos de Civilização e Cultura. A escola bakairi 2007 Espanhol
Revista: Anuario de Estudios de Antropología Social
Título Anoordem crescente Idioma
?Panorama de la Antropología de la Educación en la Argentina? 2006 Espanhol