Mariana Lima Vilela

É professora do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense - onde compõe a equipe do Laboratório de Ensino de Ciências, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas. No Programa de Pós-graduação em Educação da UFF compõe a Linha de Pesquisa Ciência, Cultura e Educação e é membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC), focalizando estudos sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia, Currículo e Ensino de Ciências e Biologia. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008).

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas 2017 10.1590/0104-4060.46646 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Pedagogia, Licenciaturas e as Novas DCN: concepções de docência inconciliáveis? 2017 Português
Revista: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio)
Título Anoordem crescente Idioma
RECURSOS DIDÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA VACINAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA E A BIOLOGIA 2016 Português
INFLUÊNCIAS DO SAERJINHO NO TRABALHO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA 2016 Português
A SAÚDE NO CURRÍCULO ESCOLAR EM DEBATE ENTRE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA 2016 Português
Conhecimento científico e escolar no Ensino de Ecologia: a dualidade entre paradigmas ecológicos em um livro didático 2014 Português
Proposta de saída de campo à Floresta da Tijuca: uma experiência de formação docente inicial 2014 Português
Diálogos com professores da educação básica na elaboração de atividades práticas de ensino deCciências e Biologia 2014 Português
Jogos didáticos para o ensino da diversidade e classificação dos animais: o 'Cara a cara' dos insetos 2014 Português
Diálogos entre professores da educação básica na criação de um ?Clube de ciências? 2014 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
INVESTIGANDO DIMENSÕES FORMATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014 Português
Revista: Educação (Rio Claro. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Vivências profissionais e construção da disciplina escolar Biologia na formação inicial de professores 2013 Português
Revista: Revista da SBEnBIO
Título Anoordem crescente Idioma
Formação docente em ciências biológicas: construindo um objeto de pesquisa 2010 Português
Reflexões sobre abordagens didáticas de experimentos para o ensino de Ciências 2005 Português
Revista: Cadernos do Aplicação (UFRGS)
Título Anoordem crescente Idioma
Formando alunos leitores no diálogo universidade-escola: a experiência da Ciranda de Leitura de Ciências 2009 Português
Revista: História & Ensino (Campos dos Goytacazes)
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões sobre modelos de formação docente superior para o nível secundário em diferentes projetos de educação para o Brasil: Novos sentidos de velhas disputas? 2005 Português