Maria del Carmen Fátima González Daher

Del Carmen Daher é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora de Produtividade e Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trabalha na graduação junto à licenciatura em Letras (Português-Espanhol) e na Pós-graduação, ao Programa de Estudos de Linguagem, na linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação. É doutora em Linguística aplicada aos estudos das línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP, 2000), mestre em Letras Neolatinas e licenciada e bacharel em Letras, nas habilitações Português e suas respectivas literaturas e em Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágios pós-doutorais em Linguística aplicada, na Université de Paris XII - Val de Marne (CNPq, 2007), em Linguística e língua portuguesa, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Araraquara, 2006) e em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ, 2017/02-2018/1). É líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa PRÁTICAS de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, CNPq, desde 2010) e integra os grupos Práticas de Linguagem e discursividade (PraLinS-UERJ, CNPq) e Atelier - Linguagem e trabalho (PUC-SP, CNPq, desde 1996). É professora aposentada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição na qual foi pesquisadora do Programa Prociência UERJ/Faperj (1999-2009), professora do Programa de Pós-graduação em Letras, na área de concentração em Linguística (2000-2009), na Especialização em Língua Espanhola (1993-2009) e na graduação em Letras, habilitação em Português-espanhol (1991-2009).
A FAVOR DO RETORNO À NORMALIDADE DEMOCRÁTICA

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Publicações

Revista: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES
Título Anoordem crescente doi Idioma
Em tempos de neocolonialismo: Escola sem partido ou Escola partida? 2018 10.14507/epaa.26.3512 Português
Revista: Ergologia
Título Anoordem crescente Idioma
A entrevista como estratégia metodológica de acesso a saberes sobre a empresa 2016 Português
Revista: DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Título Anoordem crescente doi Idioma
Afinal, como funciona a Linguística Aplicada e o que pode ela se tornar? 2015 10.1590/0102-445062753693134622 Inglês
Revista: ECOS DE LINGUAGEM
Título Anoordem crescente Idioma
Una reflexión sobre los lapsus en el proceso de traducción 2014 Português
Revista: Letras de Hoje (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Um exame de prática discursiva do trabalho de seleção de professores de línguas estrangeiras para o sistema público de ensino básico 2014 10.15448/1984-7726.2014.3.19108 Português
Revista: Eutomia (Recife)
Título Anoordem crescente Idioma
Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD 2013 Português
A Catação de Materiais Recicláveis em Três Cenas: Contribuições dos Estudos Discursivos. 2011 Português
Revista: Hispanista (Edición Española)
Título Anoordem crescente Idioma
Prácticas discursivas de selección de profesores de español como lengua extranjera la educación básica. 2011 Espanhol
Revista: Matraga (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma análise lingüístico-discursiva do pronunciamento de Getúlio Vargas aos trabalhadores em 1º de maio de 1938. 2007 Português
Revista: Cadernos do CNLF (CiFEFil)
Título Anoordem crescente Idioma
Seleção para o magistério público: o que se espera do professor. 2006 Português
Revista: Hispanista (Ed. en Español)
Título Anoordem crescente Idioma
Enseñanza de español y políticas lingüísticas en Brasil 2006 Espanhol
Reflexiones acerca de la noción de competencia lectora: aportes enunciativos e interculturales 2002 Espanhol
Revista: Polifonia (UFMT)
Título Anoordem crescente Idioma
A entrevista em situação de pesquisa acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva 2004 Português
Revista: Interagir (UERJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Extensão universitária e ensino de língua estrangeira: aproximações entre formação e formação continuada de docentes 2003 Português
Revista: The Especialist
Título Anoordem crescente Idioma
Imagens de enunciador nos discursos presidenciais de 1º de Maio 2003 Português
Quando informar é gerenciar conflitos: a entrevista como estratégia metodológica 1998 Português
Representações de Trabalho e Discurso: um estudo da fala de trabalhadores da linha de produção 1998 Português
Revista: Revista Philologus
Título Anoordem crescente Idioma
Uma abordagem discursiva da voz governamental na mídia impressa: enunciação e polifonia 1999 Português
Revista: Linguagem & Ensino (UCPel)
Título Anoordem crescente Idioma
Lo ajeno, más que lo propio parece bueno? Um estudo das atitudes dos professores de espanhol como língua estrangeira no Rio de Janeiro 1997 Português
Revista: Cadernos de Extensão I
Título Anoordem crescente Idioma
Espanhol no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ 1997 Português
Revista: Actuales Tendencias de La Enseñanza Del Español Como Lengua Extranjera
Título Anoordem crescente Idioma
Los españoles se quitan el sombrero, pero no bajan la cabeza o Quién suplica quiere mandar? 1996 Espanhol
Tipología de textos y enseñanza de lengua extranjera: articulación posible 1996 Espanhol
Revista: Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro Apeerj
Título Anoordem crescente Idioma
Talleres de Español en el CAP/UERJ: el juego yel aprendizaje 1994 Espanhol
Revista: El Camino
Título Anoordem crescente Idioma
Carlos Fuentes: crítico y creador 1992 Espanhol
Revista: América Hispânica
Título Anoordem crescente Idioma
La muerte de Artemio Cruz: o discurso do tempo e da morte. 1991 Português
O Romance da Revolução Mexicana 1990 Português