Maria das Graças Gomes de Azevedo Medeiros

Doutora pela Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, na área de concentração em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) e mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).
Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lotada na Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro.
Áreas de interesses e conhecimentos: gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, com ênfase na gestão de pessoas; na gestão dos recursos físico-funcionais e ambientais; na legislação; nos controles higiênico-sanitários; no controle microbiológico de alimentos; e nas Boas Práticas de Fabricação.
Integrante dos grupos de pesquisa: Ocorrência, Isolamento, Identificação, Biotipificação, Sorologia e Atividade Antimicrobiana de Microrganismos Oriundos de Produtos de Origem Animal e Alimentação para Coletividades.
Ministra as seguintes disciplinas: Higiene da Produção de Refeições; Prática Integrada em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Coordenadora e Supervisora do Estágio Curricular em Alimentação Coletiva.
Contemplada no edital FOPESQ 2017 com a pesquisa intitulada "Avaliação da qualidade e controle bacteriológico de equipamentos e utensílios na área de produção de refeições de restaurantes institucionais".
Possui interesse nas seguintes áreas de conhecimentos: Capital Social e Economia de Comunhão.