Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação Stricto Sensu, e também na Especialização do Instituto de Matemática. Coordena o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, educação matemática, educação matemática de jovens e adultos, formação contínua do educador e pesquisa etnográfica.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Philosophy of Mathematics Education Journal
Título Anoordem crescente Idioma
Local mathematics education: the implementation of local mathematical practices into the mathematics curriculum 2018 Inglês
Revista: Ensino em Re-vista
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de pesquisadores em Etnomatemática: a experiência do GETUFF 2018 Português
Revista: BOLETIM GEPEM (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A integração da educação profissional técnica de nível médio à educação de jovens e adultos: o trabalho docente no proeja 2017 10.4322/gepem.2017.018 Português
Revista: Revista Exitus
Título Anoordem crescente doi Idioma
Concepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA 2017 10.24065/2237-9460.2017v7n3id350 Português
Revista: JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE
Título Anoordem crescente Idioma
Uma pesquisa etnomatemática baseada nos saberes de trabalhadores do campo no cultivo de hortas circulares 2017 Português
Revista: RLE (Pasto)
Título Anoordem crescente Idioma
Artesãs de Aritapera/PA: técnicas e processos em uma perspetiva Etnomatemática 2016 Português
Os saberes matemáticos de jovens e adultos em contexto de privação de liberdade 2015 Português
Revista: Boletim LABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Panorama do Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro e estudo dos Anais 2016 Português
Articulações entre saberes de jovens e adultos nas pesquisas em Etnomatemática 2014 Português
Concepções de professores de Matemática sobre o ensino na EJA 2013 Português
Possibilidades para 'uma' fundamentação teórica da Etnomatemática? 2012 Português
Revista: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Maria do Carmo Domite:da pluralidade de vozes aos movimentos pela etnomatemática 2016 Português
Revista: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formadores de adultos: dilemas e práticas profissionais na área de matemática 2015 10.1590/s1517-97022015031830 Português
Revista: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Possibilidades Filosóficas em Etnomatemática 2015 10.1590/1980-4415v29n52a07 Inglês
Revista: Revista Paranaense de Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e sua formação no curso de Pedagogia 2014 Português
Revista: Unión (San Cristobal de La Laguna)
Título Anoordem crescente Idioma
Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica:Balanço da produção acadêmica dos congressos brasileiros de Etnomatemática 2013 Português
Revista: Horizontes (EDUSF)
Título Anoordem crescente Idioma
Estudo de caso com professores de matemática da EJA e suas práticas letivas 2013 Português
Etnomatemática e Formação de Professores de EJA: Um estudo de caso 2010 Português
Revista: Reflexão e Ação (UNISC. Impr.)
Título Anoordem crescente Idioma
Professores que lecionam Matemática na EJA: concepções e práticas letivas 2012 Português
Revista: Cuadernos de Investigacion y Formacion en Educacion Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: continuando o debate 2012 Português
Revista: Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: diversidade, diálogo, autonomia 2011 Português
Revista: Quadrante (Lisboa)
Título Anoordem crescente Idioma
Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos 2010 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
A Etnomatemática, a Matemática e a História na Formação do Professor de Matemática 2009 Português
Curso de extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos:discutindo a formação continuada de professores 2006 Português
Calculando "exagerado" para não "passar vergonha" no caixa: representações quantitativas e espaciais entre jovens e adultos do morro de São Carlos 2003 Português
Revista: Boletim GEPEM (USU)
Título Anoordem crescente Idioma
A etnomatemática na formação continuada de professores de Matemática da educação de jovens e adultos do município do Rio de Janeiro 2007 Português
Revista: Revista Científica das Faculdades Maria Thereza
Título Anoordem crescente Idioma
As "artes de fazer" a educação em ciclos nas escolas da rede municipal de educação de Niterói: memórias e diálogos em processo 2006 Português
Revista: Horizontes (Bragança Paulista)
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões sobre o processo de pesquisa em etnomatemática: análise de uma experiência em contexto urbano 2004 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos 2004 Português
Revista: Tecnologia Educacional
Título Anoordem crescente Idioma
A interlocução aluno/professor/computador no processo de produção de textos por crianças do ensino fundamental 1999 Português
Revista: Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia
Título Anoordem crescente Idioma
A alfabetização e o contar histórias 1999 Português