Maria Alice Chaves Nunes Costa

Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa. É Pós-Doutorada em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007-2011, Portugal); Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2006); Estágio Doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004-2005); Mestre em Ciência Política pela UFF (2002); e, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988).

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Arte e Comunicação Social (Departamento de Artes) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF).

Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES, Universidade de Coimbra, Portugal) e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS, RJ).

Possui larga experiência em políticas públicas, governança e democracia como gestora pública e acadêmica, coordenando o Laboratório LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional/CNPq).

Atua no campo da Arte como Fotógrafa, pesquisando as ausências e as invisibilidades sociais no espaço urbano, a partir da relação entre Fotografia, Comunicação, Sociologia e Filosofia com uma perspectiva transdisciplinar.

Revista: Revista Polêmica
Título Anoordem crescente Idioma
A (IR) RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO BRASIL: EMPRESAS, PODER E LAÇOS ENTRELAÇADOS 2018 Português
Da Solidariedade às Redes Sociais 2006 Português