Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone

é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui mestrado (2004), bacharelado e licenciatura (2002) em História pela mesma instituição. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Adjunto de História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense, e professor Adjunto de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Social na UFF e no Mestrado Profissional em Ensino de História - Prof. História - UERJ. É consultor da Área de Ciências Humanas no Grupo Educacional MOPI. Atua na preparação de candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Colabora com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Foi professor e Diretor Adjunto do Colégio Pedro II - Unidade Escolar Humaitá II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, memória, crise do escravismo, campesinato e política, questão agrária e ensino de história. Membro do INCT Proprietas.

Revista: Revista Brasileira de História (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A questão agrária, o governo Goulart e o golpe de 1964 meio século depois 2016 Português
Revista: ESTUDOS HISTORICOS