Marcelo de Oliveira Dias

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área de Concentração Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) , atuando na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. É líder do Grupo de Pesquisa "Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM)" e colaborador do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Educação e Cognição(TEC). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Portugal. Atualmente realiza Pós Doutoramento em Educação na Universidade Federal na Bahia . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: a Matemática na estrutura curricular, Educação Comparada, Desenvolvimento do pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
Aplicação dos níveis de conhecimentos geométricos de Van Hiele dinamizados no Scratch 2018 Português
Revista: Revista Tópicos Educacionais
Título Anoordem crescente Idioma
O Papel da Matemática Na Formação do Cidadão e Princípios de Seleção de Competências Matemáticas Básicas nos Currículos Vigentes 2017 Português
Revista: BOLETIM GEPEM (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Potencialidades da Tecnologia Touchscreen para o Ensino de Matemática 2017 10.4322/gepem.2017.026 Português
Uma Pletora de Poliedros e a Metodologia da Engenharia Didática: potencializando o ensino de Poliedros Regulares 2017 10.4322/gepem.2017.028 Português
Revista: REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN)
Título Anoordem crescente Idioma
Resolução de problemas em currículos de Matemática de alguns países da América Latina 2014 Português
Revista: Anais do Encontro de Produção Discente em Ensino de Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI 2012 Português
Revista: REVISTA DE CIENCIA E TECNOLOGIA
Título Anoordem crescente Idioma
Estudo Comparativo dos currículos de Matemática do Ensino Fundamental entre Brasil e Paraguai 2012 Português
Revista: Boletim GEPEM
Título Anoordem crescente Idioma
O Geoplano como recurso de aprendizagem da geometria Plana para alunos deficientes visuais: uma experiência com os alunos do Instituto Benjamin Constant 2010 Português