Mara Edilara Batista de Oliveira

Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus de Angra dos Reis. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em geografia da UFPR, Curitiba. Coordena o Programa de Iniciação a Docência PIBID - Núcleo Geografia Angra dos Reis. Coordenou o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia. É Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UFPB. Possui experiência em Formação Continuada de Professores pela Rede Municipal Educação de João Pessoa-PB. Pesquisadora na área de Educação do Campo em Áreas de Assentamentos Rurais na Paraíba e em Políticas Públicas em Educação do Campo, e já foi coordenadora do PROJOVEM Campo - Saberes da Terra/ João Pessoa - PB. Fez parte da equipe de pesquisadores da II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária (PNERA). Realizou intercâmbio de doutorado no México junto a UAM - Universidad Autonoma Metropolitana, no Programa de Pós- Graduação de "Desarrollo Rural", com o objetivo de conhecer experiências educativas camponesas em comunidade indígenas. Coordenou projetos de pesquisa e extensão relacionados a implantação do Segundo Segmento do Ensino Fundamental em Escolas Caiçaras em Paraty - RJ, dando suporte na construção curricular de propostas diferenciadas em Educação do Campo e Formação de professores dessas escolas. E atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa pelo Fortalecimento da Autonomia Territorial com Cartografia Social - Cartonomia. O grupo apoia processos de regularização fundiária em conflitos por territórios tradicionalmente ocupados por meio da Cartografia Social, com a confecção de mapas em Quantum Gis que não só delimitam os territórios assim como descreve e dá ênfase aos usos e saberes tradicionais de nossos povos originários.