Pós-doutora em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Possui diversos trabalhos e publicações transdisciplinares, com ênfase na interação da psicanálise com outros saberes como literatura, filosofia, cinema, direito e educação. Investiga temas como a violência passional, familiar, escolar, social e política, bem como o papel do pesquisador e do psicanalista em contextos educativos e de saúde. Coordena projeto permanente de pesquisa, com bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado financiados pelo PPGEd-UFF e CNPQ-PROPPI-UFF: A escuta psicanalítica no contexto das aprendizagens: aporte clínico e intervenções institucionais. Lidera o Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E) inscrito no CNPQ pela UFF, e faz parte do Núcleo de Pesquisas Subjetividade, Educação e Cultura da Faculdade de Educação e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior - NEPES, também inscrito no CNPQ pela UFF. Associada ao Centro de Recherches Médecine Psychanalyse et Société de l'UFR d'Études Psychanalytiques - Université Paris Diderot. Participa como associada ao Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro - CPRJ, da Fondation Européenne pour la Psychanalyse e da International Association Sandór Ferenczi. É membro da Association International Interactions de la Psychanalyse - A2IP em Paris e da sociedade LAPSUS DE TOLEDO na Espanha, responsável pela sede de ambas no Brasil. É consultora ad hoc de diversos periódicos brasileiros e internacionais (por exemplo: Revistas Physis - IMS-UERJ, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Aleph - FEUFF, Psicologia em Revista - PUC-Minas, Cuidado é fundamental - UNIRIO, Revista Movimento / FEUFF; Barroco e Psicanálise em Revista; Revue Topique - Paris; Revista Digital Internacional de Psicología y Ciencia Social). Faz parte da Comissão Científica da Revista Responsabilidades - TJMG e participou da Comissão Editorial da Série Práxis Educativa da FEUFF. Atua como professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, orientando pesquisas de mestrado e doutorado em torno de questões como: sexualidade infantil, passionalidade violenta, afetividade na escola, estados-limite, suicídio, mal-estar docente docente, poder político jovem, feminilidade, diversidade e desigualdades sociais, medicalização da infância e da vida, dando destaque à investigação da violência passional e da violência nas escolas, bem como das resistências à escuta psicanalítica no contexto educacional.