Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e o Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF/CNPq. Integra o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e desde 2014 é tutora do Programa de Educação Tutorial/Interdisciplinar - PET-MEC/SESU. Em função disso, coordena um grupo formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que desenvolve estudos, produz material didático, elabora e implementa projetos interdisciplinares em escolas públicas, além de realizar pesquisas relacionadas aos temas mencionados.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Precisamos falar de gênero: por uma educação democrática 2018 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11657 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE
Título Anoordem crescente Idioma
Grupo de pesquisa Formar: inovação ou reinvenção de saberes? 2018 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Cursos de licenciatura e práticas docentes na educação básica: relações entre o referencial freireano e a formação inicial inspirada pela abordagem interdisciplinar 2017 Português
Desvalorização da educação democrática em tempos de escola sem partido: a escola em disputa e o ENEM como pretexto 2017 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas 2017 10.1590/0104-4060.46646 Português
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do Ensino Fundamental público 2011 Português
Revista: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Título Anoordem crescente Idioma
Quais são as possibilidades de contribuição de um grupo colaborativo para as práticas de professores novatos? 2014 Português
Revista: Quaestio: Revista de Estudos de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Formação docente e o começo da carreira: uma análise do ponto de vista de professores dos anos iniciais sobre resolução de problemas 2013 Português
Revista: Revista Iberoamericana de Educación (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A constituição de um objeto de pesquisa sobre a formação e a entrada na carreira do professor que ensina Matemática: dificuldades enfrentadas e alternativas encontradas 2011 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem sucedida 2010 Português
Revista: Quaestio (UNISO)
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições de um grupo colaborativo para a prática de uma professora da Educação Infantil 2009 Português
Revista: Zetetike (UNICAMP)
Título Anoordem crescente Idioma
A diferenciação entre figuras geométricas não-planas e planas: o conhecimento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental e o ponto de vista dos professores 2008 Português
O ensino de Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções dos acadêmicos do normal superior 2006 Português
Revista: Série-Estudos (UCDB)
Título Anoordem crescente Idioma
O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória 2008 Português
Revista: Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
A integração da tecnologia na prática do professor que ensina Matemática na Educação Básica: uma proposta de pesquisa-ação 2008 Português
Revista: Revista lusófona de educação
Título Anoordem crescente Idioma
A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa: um retrato sem retoques 2007 Português
Revista: Educação Matemática Pesquisa
Título Anoordem crescente Idioma
A formação do professor para o ensino de Matemática na educação infantil e nos anos iniciais: uma análise da produção dos eventos da área 2007 Português
Revista: UNIrevista (UNISINOS. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A formação do professor investigador na escola: possibilidades e limites da pesquisa colaborativa 2006 Português
Figuras geométricas planas e não-planas nas séries iniciais: as concepções dos alunos acerca da Geometria 2006 Português
Revista: Revista da Faculdade de Educação. Universidade do Estado de Mato Grosso
Título Anoordem crescente Idioma
A formação do professor-pesquisador: uma possível alternativa para a melhoria da qualidade do trabalho docente 2005 Português
Revista: Nuances (Presidente Prudente)
Título Anoordem crescente Idioma
O ensino de Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental: analisando as concepções dos acadêmicos do curso normal superior 2005 Português
Revista: Colabor@ (Curitiba)
Título Anoordem crescente Idioma
Informática na escola: formação para a cidadania ou preparo para o mercado de trabalho? 2004 Português
Estreitando relações entre teorias cognitivas e o ensino de Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental 2004 Português