Márcia Narcizo Borges

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991) e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Química Orgânica. Pertence ao corpo docente permanente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora da área de Química na Casa da Descoberta (Centro de divulgação de ciências da UFF) e foi coordenadora de área (Química) PIBID na UFF entre 2012 e 2018. Tem coordenado e participado de projetos de pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Ensino de Química, Divulgação de Ciências, Formação Continuada de Professores e Produção de Recursos Multimídia. Desde 2015 cursa bacharelado em História na UFF e tem direcionado seus estudos para a História cultural e as relações de poder entre gênero, classe e raça.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Areté (Manaus)
Título Anoordem crescente Idioma
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA INCLUSIVO 2018 Português
Ensino de Química: água e suas implicações na qualidade de vida 2016 Português
Revista: Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Química na cozinha: vídeoprocesso na construção de um recurso didático 2017 Português
Revista: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Jogo da radiação: Elaboração de um recurso computacional educativo articulado ao contexto CTSA e a percepção docente e discente 2016 Português
Revista: Revista Ciências & Idéias
Título Anoordem crescente Idioma
Elaboração de uma Narrativa para Aprendizagem de Estequiometria 2016 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Título Anoordem crescente doi Idioma
A química na cozinha: possibilidades do tema na formação inicial e continuada de professores 2015 10.3895/rbect.v8n1.2099 Português
Revista: Revista Virtual de Química
Título Anoordem crescente doi Idioma
Analysis of Theoretical-Methodological Pathways of Work Conclusion of Chemistry Courses of the Universidade Federal Fluminense After 10 Years of Curriculum Reform: 2003-2013 2015 10.5935/1984-6835.20150050 Inglês
Revista: Ensino, Saúde e Ambiente
Título Anoordem crescente Idioma
Comunicação Química no Ensino de Química Orgânica: Uso de um aúdio e um jogo de Bingo 2014 Português
Oficina Temática Sobre Armas Químicas Não Letais: A Capsaicina 2014 Português
Revista: Enseñanza de las Ciencias
Título Anoordem crescente Idioma
'Comunicação Química' elaboração de um software educativo para motivar a aprendizagem da química orgânica 2013 Português
Análise de uma sequência didática para articular a Tabela Periódica aos princípios de integração entre Ciência, Tecnologia e Sociedade 2013 Português
Revista: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
Título Anoordem crescente Idioma
Percurso da modificação curricular da Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense e seu reflexo no perfil dos Trabalhos de Conclusão do Curso no período de 2005 a 2010 2012 Português
Revista: Química Nova (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Óleo essencial de limão no ensino da cromatografia em camada delgada 2009 10.1590/S0100-40422009000800042 Inglês
Revista: Revista Iberoamericana de Educación (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Entendimento da mistura de cores facilitado pela articulação entre a Química e a Matemática 2008 Português
Uma experiência em Ensino. É possível desenvolver conteúdos de Ciências na Pré-Escola? 2002 Português
Revista: Divulgacoes do Museu de Ciencias e Tecnologia-UBEA/PUCRS
Título Anoordem crescente Idioma
Programas Educacionais nas Áreas de Matemática, Biologia, Física e Química 2006 Português
Revista: Revista Brasileira de Extensão Universitária
Título Anoordem crescente Idioma
Popularização da Química na Casa da Descoberta através de Projeto de Extensão 'Reações Divertidas'. 2005 Português
Revista: Educación Química
Título Anoordem crescente Idioma
A valorização do papel do monitor versus a diminuição da evasão em programa de monitoria 2005 Português
Revista: European Journal of Medicinal Chemistry
Título Anoordem crescente Idioma
Synthesis, anti-trypanosoma cruzi activity and micelle interaction studies of bisguanylfydrazones analogous to pentamidine 2004 Inglês
Revista: Biopolymers (New York. Print)
Título Anoordem crescente Idioma
NMR interaction studies of aromatic guanyl hydrazones with micelles:Model for mechanism of action of cationic antibiotics 2001 Inglês
Revista: Revista Militar de Ciência e Tecnologia
Título Anoordem crescente Idioma
Síntese de Guanil Hidrazonas e Investigação de suas Interações em Micelas por RMN 2001 Português