Luciana Maria Almeida de Freitas

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. Ocupou, de 2015 a 2018, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como licenciada em Letras (Português-Espanhol) e em licenciada e bacharel em História. Realizou estágio pós-doutoral na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Sevilla, Espanha. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. Foi presidente da APEERJ - Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro e da ABH - Associação Brasileira de Hispanistas. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadoras de obras acadêmicas e coautora de Sentidos en lengua española, coleção didática para o Ensino Médio aprovada no PNLD 2018. Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin e dos estudos sobre o trabalho docente.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Título Anoordem crescente Idioma
Trabalho docente em cursos livres de idiomas: discurso direto e a voz da hierarquia 2018 Português
Revista: ABEHACHE
Título Anoordem crescente Idioma
Questões raciais e educação: entrevista a Iolanda de Oliveira 2017 Português
Políticas educativas e o espanhol na educação brasileira: entrevista a Elzimar Goettenauer de Marins Costa 2017 Português
Revista: Revista Práticas em Educação Básica
Título Anoordem crescente Idioma
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa no edital do PNLD 2011: aproximações e distanciamentos 2016 Português
Revista: Cadernos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
Entrevista com Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka: contribuição das investigações da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa 2015 Português
Revista: Eutomia (Recife)
Título Anoordem crescente Idioma
Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD 2013 Português
Formação de professores de espanhol no Brasil: algumas reflexões 2012 Português
Revista: Revista Escrita (PUCRJ. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
UMA COLEÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LATIM EM ANÁLISE 2012 10.17771/PUCRio.escrita.20853 Português
Revista: Hispanista (Edición Española)
Título Anoordem crescente Idioma
Entre lembranças e esquecimentos: relato memorístico sobre o ensino de Espanhol no Rio de Janeiro 2011 Português
?Gathumor?: un análisis enunciativo del humor en las tiras cómicas de Gaturro 2008 Espanhol
Revista: Cadernos Neolatinos (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
O professor de espanhol em cursos livres: uma análise dialógica de atividade 2010 Português
Revista: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Pluralidade Cultural nos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma diversidade de vozes 2009 Português
Revista: Linguasagem (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
A implantação do espanhol nas escolas brasileiras: polêmicas e desafios 2009 Português
Revista: Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente Idioma
Diálogos em campo: um co-construção de saberes sobre o trabalho 2008 Português
Revista: Cadernos do CNLF (CiFEFil)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma análise dialógica e ergológica da atividade do professor de cursos livres 2008 Português
Revista: Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos
Título Anoordem crescente Idioma
Construindo uma história: a APEERJ e o ensino de espanhol no Brasil 2007 Português
Revista: Boletín de La Asociación Para La Enseñanza Del Español Como Lengua Extranjera Asele
Título Anoordem crescente Idioma
El español en Brasil: pasado, presente y futuro 2006 Espanhol
Revista: Intercâmbio (CD-ROM)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino de línguas estrangeiras para formação profissional: contribuições da abordagem ergológica e do dialogismo 2006 Português
Revista: Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
A língua espanhola no trabalho dos agentes de turismo 2005 Português