Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Atualmente é Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde integra o Programa de Pos-Graduação em Educação (PPGE/UFF) e os diretórios de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NUPES) e Psicanálise, Educação e Laço Social. É também pesquisadora associada ao NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas) da UFRJ. Membro do GT em Psicanálise e Educação da ANPEPP. Psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Sua área de pesquisa e atuação concentra-se em Psicanálise e Educação, na interface com outras áreas das ciências humanas e sociais, com ênfase na questão da adolescência no contemporâneo, do ponto de vista clínico, social, institucional e político. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e laço social. Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de Psicologia da UFC
Título Anoordem crescente Idioma
Efeitos da medicalização na travessia adolescente 2018 Português
Revista: REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL
Título Anoordem crescente doi Idioma
Vozes de crianças e adolescentes: o que dizem da escola? 2018 10.1590/2175-35392018014739 Português
Revista: Estudos Contemporaneos da Subjetividade
Título Anoordem crescente Idioma
Infância e expressões do mal-estar na escola: estudo de casos 2018 Português
Revista: ETD: Educação Temática Digital
Título Anoordem crescente Idioma
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? 2017 Português
Revista: Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: interlocuções entre a psicanálise e a educação 2016 Português
Revista: Estilos da Clínica (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Adolescência e expressões do mal-estarna escola: estudo de casos 2016 Português
Adolescência, cultura contemporânea e educação 2009 Português
Revista: Educação em Foco (Juiz de Fora)
Título Anoordem crescente Idioma
Conversações com adolescentes na escola: bullying ou mal-estar nas relações? 2015 Português
Revista: EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Infância e adolescência: como chegam as queixas escolares à saúde mental? 2015 Português
Revista: Cadernos de Psicanálise (Círculo Psicanalítico/RJ)
Título Anoordem crescente Idioma
O adolescente e a educação no contemporâneo: o que a psicanálise tem a dizer 2015 Português
Resenha do livro Limites da Clínica. Clínica dos Limites 2012 Português
Os sentidos da transgressão na adolescência 2003 Português
Revista: Cliopsy
Título Anoordem crescente Idioma
Limites et portée de la parole dans l'éducation 2014 Francês
Revista: Interaccoes
Título Anoordem crescente Idioma
A palavra e o laço social entre adolescentes na escola 2013 Português
Revista: Fractal: Revista de Psicologia
Título Anoordem crescente Idioma
Encontros e desencontros entre adolescentes e escola 2012 Português
Revista: ETD. Educação Temática Digital
Título Anoordem crescente Idioma
Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola 2012 Português
Revista: Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Pesquisa-intervenção na escola: adolescência, educação e inclusão social 2011 Português
Revista: Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais 2008 Português
Revista: Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola 2007 Português
Revista: Psicologia em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
A psicanálise na cultura: novas formas de intervenção 2007 Português
Revista: Latin American Journal of Fundamental Psychopathology On Line
Título Anoordem crescente Idioma
Pensando sobre as especificidades da clínica psicanalítica com adolescentes 2006 Português
Revista: Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social? 2005 Português
Tribos, consumo e desamparo: uma triologia contemporânea 1999 Português
Revista: Psicologia e Sociedade
Título Anoordem crescente Idioma
Ideais e identificações em adolescentes de Bom Retiro 2005 Português
Revista: TEMPO PSICANALÍTICO
Título Anoordem crescente Idioma
As identificações na adolescência: questões sobre um mal-estar contemporâneo 2004 Português
Resgatando a função da fantasia na constituição do sujeito 2001 Português
Revista: Psyche (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Os novos rumos do individualismo e o desamparo do sujeito contemporâneo 2004 Português
Revista: Saúde, Sexo e Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Grupos de adolescentes: alienação ou elaboração? 2003 Português
Um sujeito nômade: a adolescência e os novos rumos do individualismo 2001 Português
Revista: Psicologia Clínica
Título Anoordem crescente Idioma
O laço social em Freud e a tribalização da Sociedade Contemporânea 2002 Português
Revista: Cadernos de Psicologia (Rio de Janeiro)
Título Anoordem crescente Idioma
Alguns comentários sobre o discurso do analista na psicanálise contemporânea 2001 Português
Revista: Sociétés (Paris)
Título Anoordem crescente Idioma
La psychanalyse sur le divan 2000 Francês
Un corps pour tous 2000 Francês
Revista: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental
Título Anoordem crescente Idioma
Convergências e divergências nas teorias do narcisismo de Kohut e Lacan 1999 Português
Revista: Rubedo
Título Anoordem crescente Idioma
Da metáfora paterna à metonímia das tribos 1999 Português
Revista: Cadernos de Metodologia (PUC/RJ)
Título Anoordem crescente Idioma
A ética da psicanálise é a ética da ciência? 1996 Português