Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas. Coordenadora do FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação UFF).

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: LAPLAGE EM REVISTA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte! 2019 10.24115/S2446-622020184especial583p.23-37 Português
Revista: POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul)
Título Anoordem crescente doi Idioma
ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCURA-SE! 2018 10.19177/prppge.v12e212018185-203 Português
Revista: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS
Título Anoordem crescente doi Idioma
No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se 2018 10.5902/1983734833904 Português
Revista: EDUCAÇÃO E PESQUISA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada 2018 10.1590/s1678-4634201844180983 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
Formação docente, educação infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejos 2018 Português
Revista: NUANCES
Título Anoordem crescente doi Idioma
TEM UM LEITOR AQUI! NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE PRÁTICAS LEITORAS NA CRECHE 2017 10.14572/nuances.v27i3.4576 Português
Revista: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sobre a organização curricular da Educação Infantil: conversas com professoras a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais 2017 10.5007/1980-4512.2017v19n35p46 Português
Revista: Revista TRAMA Interdisciplinar
Título Anoordem crescente Idioma
Arte na educação infantil: pesquisa, experimentação e ampliação de repertórios 2016 Português
Revista: Pro-Posições (Unicamp)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Modos de falar de si: a dimensão estética nas narrativas autobiográficas 2015 10.1590/0103-7307201507611 Inglês
Revista: Revista @mbienteeducação
Título Anoordem crescente Idioma
A prática do registro na Educação Infantil: narrativa, memória, autoria 2015 Português
Revista: Réciprocités (Lisboa. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Depuis les souvenirs de l'enfance jusqu'a l'enfant intérieur 2011 Francês
Revista: Cadernos CEDES (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores 2010 10.1590/s0101-32622010000100004 Inglês
Revista: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na dança e na educação: o círculo como princípio 2009 10.1590/s1517-97022009000100012 Inglês
Revista: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Na jornada de formação: tocar o arquétipo do mestre-aprendiz 2007 Português
Revista: Reflexão e Ação (UNISC. Impr.)
Título Anoordem crescente Idioma
A arte no itinerário da formação de professores: acender coisas por dentro 2006 Português
Revista: Perspectiva (Florianópolis)
Título Anoordem crescente Idioma
Articular saberes, qualificar práticas: contribuições da universidade à formação dos profissionais de educação infantil 1997 Português
Imagens da infância no Brasil escravocrata 1991 Português
Da rua à fábrica: a condição infantil na República 1990 Português
Revista: Cadernos CED
Título Anoordem crescente Idioma
A velha e a nova criança em Comênio: mistura e distinção 1989 Português