Lucia Cardoso Mourão

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Participa do RESEAU International RECHERCHE AVEC que inclui membros do Brasil, Mexico, França e Canadá cordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá). Atualmente é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva, atuando em disciplinas do Curso de Graduação em Medicina e no Programa de Mestrado Profissional no Ensino em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase no: planejamento e gestão em saúde, enfermagem, educação em saúde, formação em saúde e análise institucional e saúde coletiva, tanto no ensino quanto na pesquisa, como na extensão universitária.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista de Enfermagem da UFPE On Line
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação pedagógica das escolas técnicas do sistema único de saúde 2018 Português
A prática pedagógica do enfermeiro da emergência da policlínica regional da Engenhoca: barreiras, conquistas e desafios 2017 Português
Análise das implicações dos profissionais da saúde na formação pedagógica de uma escola técnica de saúde: um estudo socioclínico institucional 2017 Português
Ser aluno de um mestrado profissional: análise sobre suas fragilidades e potencialidades 2017 10.5205/1981-8963-v11i12a25060p5102-5109-2017 Português
A dinâmica de interação ensino-serviço no setor de infectologia de um hospital universitário 2014 Português
Revista: Revista Eletrônica Gestão & Saúde
Título Anoordem crescente Idioma
Complexidades na implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica de profissionais de saúde 2017 Português
Revista: Revista Pró-univerSUS
Título Anoordem crescente Idioma
A formação de profissionais de saúde e a violência no âmbito do território da unidade de saúde da família: uma análise das práticas profissionais 2017 Português
Reflexões multidisciplinares em serviço e sua influência na formação do médico da atenção básica 2017 Português
A influência do corpo do docente de enfermagem na prática pedagógica 2016 Português
Revista: Revista de Enfermagem UFPE On Line
Título Anoordem crescente Idioma
O corpo na formação pedagógica ? análise socioclínica institucional das práticas profissionais dos docentes de enfermagem 2016 Português
Hospital preceptorship: health professional practice as analyzer of a health training institution. 2015 Português
Revista: Diversitates
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexoes sobre as ações do Programa Hiperdia em Centros de Saúde: implicações profissionais 2015 Português
Revista: Online Brazilian Journal of Nursing
Título Anoordem crescente doi Idioma
The institutionalization of teaching of psychosocial care in medicine: an institutional socio-clinical study 2013 10.5935/1676-4285.20134526 Inglês
Reflections about the tutor in a university hospital: a case study 2012 10.5935/1676-4285.2012S015 Inglês
Professorial implications in curricula transformations in the field of health: a socio-historical analisys 2011 10.5935/1676-4285.20113423 Inglês
Revista: Les Cahiers de l'Implication (Cessou em 2003)
Título Anoordem crescente Idioma
Les professeurs et l?institution de formation aux métiers de la santé: leur implication dans la transformation des programmes 2008 Francês
Revista: Educação & Sociedade (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada 2007 10.1590/s0101-73302007000100010 Inglês
Revista: Revista Enfermagem UERJ
Título Anoordem crescente Idioma
O Hospital - um locus de aglutinação profissional 1999 Português