Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). Coordena o Laboratório Universitário de Planejamento em Saúde (LUPA-Saúde/UFF), é Vice-Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde (GEGES/UFF, GP CNPq), é pesquisadora associada do Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/UERJ, GP CNPq), parecerista Ad Hoc da Fundação Oswaldo Cruz, da Revista Brasileira de Educação Médica e Editora associada da Revista Interface - Comunicação Educação e Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Formação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, currículo médico, reformulação curricular, formação em saúde e integralidade na saúde.

Quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA BIOÉTICA (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Interface entre fisioterapia, bioética e educação: revisão integrativa 2017 10.1590/1983-80422017253219 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O ensino sobre deficiência a estudantes de medicina: o que existe no mundo? 2016 Português
Abordagem do tema 'Violência contra a Criança' no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense 2012 10.1590/S0100-55022012000400004 Inglês
A Integralidade pelos Alunos do Internato em Clínica Médica da UFF 2012 Português
A função da universidade e a formação médica 2011 Português
A Graduação em Saúde Coletiva: um debate ou uma realidade? 2008 Português
Revista: Creative Education
Título Anoordem crescente doi Idioma
The Importance of the Study of Bullying in Medical Schools for Training Professional Physicians in Brazil 2016 10.4236/ce.2016.76080 Português
Revista: Revista Saúde em Redes
Título Anoordem crescente Idioma
Estudo do corpo e da imagem corporal em adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública 2016 Português
TRABALHO DE CURSO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2016 Português
Os espaços de controle social e participação popular: 7ª Conferência Municipal de Saúde de Niterói 2016 Português
Revista: Interface (Botucatu. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Fundamentos éticos na tomada de decisão de discentes de fisioterapia 2016 10.1590/1807-57622016.0273 Inglês
O trabalho de campo como dispositivo de ensino, pesquisa e extensão na graduação de medicina e odontologia 2013 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Consolidação de um Campo Acadêmico e Científico 2015 Português
Revista: Physis (UERJ. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O olhar supervisivo na perspectiva da ativação de processos de mudança 2013 10.1590/S0103-73312013000200013 Inglês
Revista: Interface (Botucatu. Impresso)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Uma reflexão sobre os múltiplos sentidos da docência em saúde 2013 10.1590/s1414-32832013000100017 Inglês
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM ÊNFASE NO ENVELHECIMENTO 2011 Português
Revista: Interface. Comunicação, Saúde e Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Produção do cuidado e produção pedagógica no planejamento participativo: uma interlocução com a Educação Permanente em Saúde 2010 10.1590/S1414-32832010005000004 Inglês
Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade 2007 Português
O processo de reformulação curricular de duas faculdades de medicina no Brasil e na Argentina: uma abordagem comparativa 2004 Português
Revista: CADERNOS DA ABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Territórios de aprendizagem: trabalho de campo supervisonado do curso de Medicina da UFF 2008 Português
Revista: Trabalho, Educação e Saúde
Título Anoordem crescente Idioma
A experiência da pesquisa EnsinaSUS 2007 Português
Saúde e Democracia: histórias e perspectivas do SUS (Resenha) 2006 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação Médica
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Médica e Justiça: um desafio para o século XXI 2007 Português
Formação Profissional e a Reforma Sanitária 2004 Português
A Reformulação Curricular do Curso de Medicina da Universidade de Buenos Aire (1986-2002) 2003 Português
A teoria de Currículo e a Discussão do Currículo Médico 1998 Português
Revista: História, Ciências, Saúde-Manguinhos
Título Anoordem crescente Idioma
A abertura da Escola Paulista de Medicina 2004 Português
O modelo biomédico e a reformulacao do currículo médico da Universidade Federal Fluminense 2001 Português
Revista: Ciencia & Saude Coletiva
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação da qualidade da formação: contribuição à discussão na área de saúde coletiva 2004 Português
Revista: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Título Anoordem crescente Idioma
O ensino médico no Brasil e na Argentina: uma abordagem comparativa 2002 Português
Revista: Boletim da Associação Brasileira de Educação Médica
Título Anoordem crescente Idioma
O processo de reformulação curricular de dois cursos de medicina no Brasil e na Argentina: um estudo de caso comparativo 2002 Português
Revista: Revista Científica do Ccm Uff
Título Anoordem crescente Idioma
A Reformulação do Curso de Medicina da UIniversidade Federal Fluminense 1998 Português