Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Professor e pesquisador de cinema, economia da cultura e direito autoral, doutor em Cinema pela USP e com Pós-doutorado no Ceis 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra). Leciona Direito autoral e políticas culturais no curso de produção cultural da UFF, Credenciado no PPGCA/UFF - Pós graduação em Estudos contemporâneos das Artes, no PPED/UFRJ Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e no PPCULT/UFF - Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades. Coordena o NEDAC - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito, Artes e Políticas Culturais e o LCV - Laboratório de Cinema e Vídeo (este um projeto interdisciplinar com a UERJ onde é líder do grupo de pesquisa PENSAMENTO E EXPERIÊNCIA). Atua nas áreas das artes, direitos autoral e é membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB-RJ (2007-2009; 2010-2012;2013-2015). Atualmente, dedica-se a divulgar a produção dos investigadores nas TVs Universitárias em sua relação com a questão da autoria. É membro fundador da Rede Proprietas, projeto contemplado pelo Edital INCT, com o projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso e recentemente foi contemplado com a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.